Visando criarmos relacionamento de parceria, a FGM considera seus fornecedores peças fundamentais para o seu sucesso, desta forma este manual tem como propósito estabelecer uma comunicação assertiva e instruí-los nos objetivos e procedimentos que fazem parte do processo da cadeia de Supply e Qualificação de Fornecedores FGM, utilizados a assegurar que os seus produtos e serviços estejam conforme os requisitos estabelecidos, garantindo a conformidade dos produtos e serviços adquiridos com as especificações previamente exigidas e documentadas, segurança e atendimentos normativos.
Em um cenário acadêmico, desafiados por seus professores, os ainda estudantes Friedrich e Bianca Mittelstadt desenvolveram o primeiro clareador dental 100% nacional com nível de qualidade cientificamente comprovado e valores mais acessíveis que os internacionais, únicos utilizados na época. Surgia assim, em 1996 a linha de clareadores dentais Whiteness, responsável por impulsionar a inauguração da primeira unidade industrial da FGM, com 130m², em Joinville/SC.
Atualmente a FGM é pioneira na fabricação e líder de vendas de clareadores dentais no Brasil e na américa Latina, a FGM hoje é referência no mercado odontológico mundial, produzindo mais de 400 itens, entre os quais estão dessensibilizantes, selantes, cimentos, cimentos de facetas, cimentos ortodônticos, pinos de fibra de vidro, materiais de acabamento e polimento do restaurações, adesivos, compósitos e acessórios, além de materiais dos segmentos de implantes e enxertia óssea.
Fazem parte do Grupo FGM as unidades produtivas Dentscare Matriz e Filial, Whiteness do Brasil Matriz e Filial e Biocircle, além de contar com as unidades de Lojas FGM.
Os requisitos para qualificação estão elencados abaixo:
A equipe de qualificação de fornecedores de acordo com a necessidade poderá solicitar documentos complementares além dos exigidos nesta tabela
Caso deseje compartilhar com a FGM Dental Group, o seu portfólio de produtos e serviços, favor entrar em contato através do email: compras@fgm.ind.br
As responsabilidades dos fornecedores de materiais e serviços diretos e indiretos descritas abaixo devem ser respeitadas e aplicadas
O fornecedor deve manter uma estrutura que garanta a qualidade e segurança dos produtos, além de controlar e inspecionar os produtos em suas dependências, não se limitando ao transporte dos produtos até o Grupo FGM e/ou fornecedores subcontratados. Deve possuir equipamentos adequados que consigam avaliar as características especificadas nos produtos ou serviços, bem como manter estes equipamentos validados e qualificados.
Sugere-se que os fornecedores mantenham o controle de peça padrão de fornecimento previamente aprovada com a FGM.
O fornecedor se compromete a atender a qualidade dos produtos e serviços respeitando as especificações fornecidas pelo Grupo FGM, livres de sujeiras. O fornecedor deve fornecer o produto na revisão vigente descrito no pedido de compra.
A embalagem deve estar em condições adequadas para garantir a qualidade e integridade dos produtos durante o transporte e armazenamento, podendo ser especificada também pela Grupo FGM.
As entregas dos materiais devem ser realizadas na unidade descrita em pedido de compra munido do laudo do material, mantendo todas as caixas identificadas com o código, descrição e lote do produto.
A primeira amostra refere-se a amostra de produtos fornecidos para avaliação completa de suas características e consequentemente aprovação do processo de fornecimento. Essas amostras devem ser representativas ao processo final de fabricação, já utilizando todos os meios de produção e controle que servirão para atendimento de fornecimento regular. Este processo deverá acontecer caso as equipes de qualidade, p&d ou qualificação de fornecedores solicite.
O fornecedor deve se comprometer a documentar todas as etapas de fabricação em relatório de primeira amostra enviado pelo Grupo FGM para que posterior a isto seja feito as avaliações.
O Grupo FGM espera que seus fornecedores aprimorem seus processos, buscando prevenção de falhas, aumento de produtividade, segurança, qualidade, entre outros, entretanto mudanças que tiverem impacto no material, componente, método de produção ou processo, máquinas ou ferramentas, procedimentos de inspeção e testes que possam afetar a qualidade dos produtos deverão ser previamente notificados para ser feito a avaliação.
Os produtos e serviços que estiverem fora da especificação determinada por documentos fornecidos pelo Grupo FGM estão sujeitos a devolução do material, em caso de possíveis retrabalho os valores deverão ser repassados ao fornecedor mediante a comprovação técnica.
A fornecedora é responsável pela análise e identificação dos problemas relacionados ao produto, incluindo sem limitação aos defeitos, vícios ou falhas, bem como elaboração de plano de ação de correção dos problemas. Caso necessário, o Grupo FGM poderá formalizar um registro de não conformidade, devendo ser tratado no prazo estipulado previamente.
Estas não conformidades implicam diretamente em demérito da pontuação do fornecedor. (detalhado no tópico 5 deste documento)
O fornecedor deve manter estrutura que possibilite a rastreabilidade dos materiais e serviços utilizados na produção do item comprado, sendo possível identificar o material e lote utilizado na produção, data de produção, equipamentos e processos utilizados, quantidade de peças etc. Esta rastreabilidade pode ser solicitada pelo Grupo FGM e o fornecedor tem o dever de enviá-las.
O fornecedor está sujeito a auditorias realizadas pelo Grupo FGM ou por quaisquer órgãos certificadores ligados a ela sem aviso.
Este processo consiste em avaliar o fornecedor nas atividades de planejamento de desenvolvimento de produto e processo, gestão de fornecedores, processo de produção atendimento ao cliente e pós-venda. As não conformidades reportadas na auditoria, deverão ser tratadas através de plano de ação que deve ser enviado para a FGM.
Os fornecedores são avaliados conforme notas geradas pelo ERP SAP mantendo os cálculos das notas padronizados, controlado no período de 6 meses e enviados periodicamente pelo Grupo FGM aos seus fornecedores. O cálculo é gerado da seguinte maneira:
A avaliação da quantidade é realizada no momento do recebimento da mercadoria, fazendo referência ao pedido de compra. O sistema avalia a quantidade de compra do pedido vs a quantidade indicada na nota fiscal.
A avaliação de entrega é realizada no momento do recebimento da mercadoria fazendo referência ao pedido de compra. O sistema avalia a data de entrega inclusa no pedido de compra vs a data de recebimento, avaliando também o cumprimento do prazo em remessa única.
A avaliação de qualidade é realizada de forma contínua, não se limitando somente no recebimento da mercadoria, mas sempre que a mercadoria apresentar uma não conformidade (podendo ser durante a produção, armazenamento etc.). Para cálculo desta nota é avaliado os registros de notas QM (notas de não conformidade criadas no sap).
Com as notas geradas, o Grupo FGM classifica os seus fornecedores da seguinte maneira:
Tabela 01 – NQF
Classificação | Status | Pontuação |
---|---|---|
A | Excelente | De 90 a 100 |
B | Bom | De 70 a 89 |
C | Regular | De 40 a 69 |
D | Insatisfatório | De 0 a 39 |
Somente um representante do Departamento de compras FGM possui autonomia para estabelecer comprometimento comercial entre as empresas do Grupo FGM e fornecedores.
Cabe ao Fornecedor entender e respeitar as condições técnicas, comerciais e atender dentro dos prazos de entrega e quantidades citadas em Pedido de Compra e/ou contrato previamente acordada.
Para visitar quaisquer unidades do Grupo FGM orientamos os fornecedores a virem utilizando calça, sapatos fechados e para visitas na fábrica é proibido o uso de adornos e cabelos grandes soltos.
Para prestadores de serviço além das instruções citadas acima se faz necessário o envio dos seguintes documentos:
A equipe de qualificação de fornecedores agradece o início desta parceria e coloca-se a disposição!
POLQFR 0001
Revisão: 00
Data: 30/01/2023
Comunicado de Final de Ano