O fluxo digital permite a criação de moldes e guias cirúrgicos altamente precisos, reduzindo erros e garantindo melhores resultados para os pacientes.
Eficiência e Velocidade
Com tecnologias como scanners intraorais e softwares de planejamento, os processos de diagnóstico e tratamento são otimizados, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e aumentando a produtividade do consultório.
Melhor Comunicação
A visualização 3D e as simulações virtuais facilitam a comunicação com os pacientes, ajudando-os a entender melhor o tratamento proposto e aumentando a sua confiança.
Conforto do Paciente
A utilização de scanners intraorais elimina a necessidade de moldagens desconfortáveis, proporcionando uma experiência mais agradável para os pacientes.
Integração de Tecnologias
O fluxo digital permite a integração de diversas tecnologias, como impressoras 3D e fresadoras, possibilitando a produção de próteses e restaurações personalizadas e de alta qualidade no próprio consultório.
Redução de Custos
A longo prazo, a digitalização dos processos pode resultar em economia de materiais e tempo, além de diminuir a necessidade de retrabalhos e ajustes.
O que é a tecnologia CAD/CAM?
A sigla CAD/CAM vem da expressão em inglês:
CAD – Computer-aided design (desenho assistido por computador)
CAM – Computer-aided Manufacturing (Manufatura assistida por computador)
“O surgimento dos sistemas CAD/CAM se deu em 1957 e veio para revolucionar o cenário da engenharia, arquitetura e manufatura. Este tipo de sistema foi introduzido na odontologia na década de 70 e nos últimos anos tem se tornado uma realidade em grande parte dos laboratórios de prótese dentária e consultórios odontológicos.”
TINSCHERT, J.; NATT, G.; HASSENPFLUG, S.; SPIEKERMANN, H. Status of current CAD/CAM technology in dental medicine. Int J Comput Dent, v. 7, n. 1, p. 25-45, Jan 2004.
Métodos de utilização do Fluxo Digital
Realização de moldagem convencional e escaneamento
do modelo de gesso em laboratório para confecção das
peças seguindo o fluxo digital.
Fluxo 100% digital, com escaneamento intraoral, impressão de modelo com análogos digitais, modelamento dental em CAD e fabricação da peça em equipamento CAM.
Fluxo 100% digital chairside (para cirurgiões-dentistas que
possuem sistema CAD/CAM completo) com escaneamento intra-oral, desenho das peças no CAD e fresagem.
É possível obter os benefícios do fluxo digital sem um scanner no consultório?
Sim, é possível! Atuando em parceria com um laboratório que detenha essa tecnologia.
01
A etapa de transferência poderá ser feita de modo analógico, sem qualquer modificação clínica.
02
Moldagem obtida recebe os análogos e é encaminhada para o laboratório, junto aos Scan bodys específicos dos componentes selecionados.
03
O modelo de trabalho físico é escaneado pelo laboratório utilizando os Scan body. Essa etapa origina um arquivo digital, passível de edição em softwares específicos.
04
Arquivos digitais, em formato STL. Esses arquivos permitem a manipulação em diversos ângulos, cortes e formatos, contribuindo significativamente para a elaboração tridimensional da peça.
05
A peça desejada é usinada (ou impressa) seguindo os parâmetros digitais pré-estabelecidos e adaptada ao modelo de trabalho já existente.
06
A peça é entregue ao dentista, que poderá dar continuidade à reabilitação, sem ter feito quaisquer tipo de investimento em sua clínica.
Soluções FGM para tecnologia CAD/CAM
Com o objetivo de viabilizar o uso da tecnologia digital no fluxo de planejamento e confecção protética, a FGM disponibilizou novas famílias de produtos a serem utilizadas em conjunto com os sistemas de implantes Arcsys e Vezza. Estas famílias podem ser divididas em:
Visando possibilitar que os laboratórios de próteses dentárias que trabalham com fluxo digital, realizem de modo adequado e preciso a fabricação de próteses que irão se conectar aos componentes protéticos e acessórios disponíveis nas linhas de implantes dentários Arcsys e Vezza HE, a FGM disponibiliza bibliotecas para os principais softwares de modelamento dental do mercado.
A Biblioteca Arcsys pode ser dividida em diferentes famílias:
Confira o caso clínico do Dr. Patricio Runnacles, em que foi feita a recuperação das funções mastigatórias e conforto na região posterior esquerda de mandíbula da paciente. Para este caso, foram utilizadas, o implante Arcsys e fluxo digital.