Paciente do sexo feminino, 32 anos de idade.
Queixa principal: Paciente estava insatisfeita com a coloração dos dentes.
Avaliação Inicial
A paciente passou por uma anamnese detalhada e exame clínico, não foi observada qualquer alteração patológica. No exame clínico, observou-se a integridade dos tecidos periodontais, ausência de lesões cariosas cervicais e oclusais, tanto nos dentes anteriores, como posteriores. A paciente relatou não ter sensibilidade dental.
Tratamento Executado
Foi realizada a profilaxia com pedra-pomes e água. Em seguida, foi realizada a tomada de cor inicial dos dentes da paciente (escala vitta clássica), sendo escolhidas as cores A2, para os incisivos centrais superiores, e A3,5, para os caninos superiores. O processo foi iniciado com a aplicação da barreira gengival Top Dam, em quantidade generosa, incluindo uma pequena faixa cervical dos dentes até a região de molares. Após a polimerização, foi realizada a conferência da barreira para a perfeita proteção dos tecidos.
O gel clareador de eleição foi o Whiteness HP Blue 35%, mantido por 30 minutos em contato com a superfície dental na primeira sessão e, nas demais, manteve-se por 40 minutos, pois a paciente não relatou sensibilidade entre as sessões. Foram realizadas quatro sessões de clareamento de consultório, com intervalo de uma semana entre elas.
Passo a passo
Fig 1 – Foto inicial do sorriso.
Fig 2 – Tomada de cor inicial dos dentes.
Fig 3 – Aplicação da barreira gengival Top Dam.
Fig 4 – Aplicação do gel clareador Whiteness HP Blue 35%.
Fig 5 – Tomada de cor final.
Fig 6 – Resultado final.
Autores: Dra. Helena Laskawski Klemba e Dr. Raphael Monte Alto