Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

Autores: Prof. Dr. Rodrigo S. Reis e Profª Dra. Michele A. Vivas

Desde sua introdução na década de 1970, as resinas compostas revolucionaram a odontologia restauradora tanto na estética quanto na redução do grau de intervenção dos procedimentos. Os materiais evoluíram ao longo das décadas em termos de propriedades mecânicas, óticas, e com isso constitui a categoria de materiais mais versátil da odontologia restauradora aliando estética, acessibilidade econômica, e possibilidades diversas, adequando-se a diferentes métodos, abordagens e perfis profissionais. As resinas compostas podem ser classificadas de diversas maneiras. Um dos modos mais tradicionalmente empregados tem sido de acordo com o tamanho e distribuição das partículas (macro partículas, micropartículas, partículas pequenas, híbridas, micro híbridas, nano particuladas, submicrométricas). Partindo da premissa que a partir das micro híbridas, passando pelas nanohíbridas até as submicrométicas temos propriedades mecânicas similares, havendo variações no grau e longevidade de brilho e polimento, vamos nesse texto utilizar uma classificação de acordo com o grau de opacidade, contração de polimerização e consistência (massa ou fluida) que se encontram diretamente relacionadas ao emprego nas diversas situações clínicas.

1. Sistemas de estratificação dupla:

Sistema simples e acessível, que oferece resultados estéticos interessantes e satisfatórios, indicados em todas as situações em que restaurações diretas e indiretas e semidiretas são sejam reconhecidas. Llis é um compósito com matriz resinosa composta por BIS-GMA, TEGDMA, BISEMA e UDMA, carga de vidro de bário, boro, aluminossilicato de tamanho médio de 0.7µm na quantidade de 77,5 a 78.5% em peso (56 a 59% em volume) e 16 cores.

Seringa llis fechada e1737982492612 - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

1.2 Sistema de estratificação múltipla: Opacidade de dentina | Esmalte | Esmalte acromático | Efeito

Nessa categoria, além das resinas de esmalte e dentina, descritas anteriormente, temos uma variedade maior de resinas translúcidas (esmaltes acromáticos, de efeito translúcido), resinas de efeito de alta opacidade (bloqueio) de pigmentações indesejadas e cores para dentes clareados. Com sucesso comprovado por quase duas décadas, Opallis é um compósito com matriz resinosa composta por BIS-GMA, TEGDMA, BISEMA e UDMA, carga de vidro de bário, boro, aluminossilicato de tamanho médio de 0.7µm na quantidade de 78,5 a 79.8% em peso (57 a 59% em volume), com tamanho médio de partícula de 0.5µm e 34 cores, sendo um dos sistemas mais versáteis do mercado, e atendendo desde a requisitos básicos aos mais complexos.

 

opallis2 e1723572712916 - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

 

Vittra APS constitui uma verdadeira inovação tecnológica para os compósitos de alta estética mais modernos. Sua matriz resinosa a base de resinas de uretano dimetacrilato modificados e desprovida de bisfenóis, torna o material pioneiro na proposta de ser BPA-Free, ou seja, livre de BPA. Além de um moderno e exclusivo sistema de fotoiniciador (APS), com reduzido teor de canforoquinona, que trouxe uma série de benefícios ao material, tais como: 4x mais tempo de trabalho, melhor grau de conversão e previsibilidade do resultado, sem perceptível diferença de cor após polimerizado. Com relação às partículas de carga, Vittra APS utiliza o silicato de zircônia esferoidal de 0.2µm (submicrométrica) no teor de 72 a 82% por peso e 52 a 60% por volume. Essa tecnologia de partículas, permite um rápido e diferenciado polimento e manutenção do brilho por períodos mais prolongados, necessitando de menos repolimentos do que os compósitos de partículas maiores e formatos irregulares. Portanto, Vittra APS é passível de se utilizar tanto em simplificadas estratificações duplas, quanto estratificações complexas, atendendo desde aos desafios estéticos mais simples aos mais complexos.

VITTRA DBL GEN FECHADA ALPHA e1713979090638 - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

2-Sistemas de estratificação de opacidade única.

2.1 Body ou Corpo

Opacidade body quer dizer uma opacidade simplificada e intermediária entre dentina e esmalte, podendo ser utilizada como massa única (em técnica incremental) que se adequa a resolver a grande maioria dos casos do dia a dia. O uso de somente um tipo de opacidade simplifica a técnica e reduz o risco de erros, por falta de controle das espessuras de esmalte e dentina, justamente pelo fato da resina body ter uma opacidade intermediária sem ser tão opaca ou tão translúcida.

Elóra APS é um sistema de compósito de opacidade média, com matriz resinosa a base de BISGMA, TEGDMA, BISEMA e UDMA com partículas de silicato de zircônia e vidro de bário de tamanho médio de 0,49µm. Essa mescla propicia brilho e polimentos diferenciados e clinicamente impressionantes. Elóra APS possui sistema fotoiniciador APS e todos os seus benefícios anteriormente descritos, ou seja, uma simplificação da técnica com alto nível de estética tanto em estratificações simples e eventualmente duplas.

Elora Fechada Perspectiva - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

São sistemas com proposta de simplificação máxima, ou seja, uma única seringa de resina de opacidade média e sem pigmentos, que possui a capacidade de espelhar as cores das paredes circundantes do preparo de cavidade de reproduzir diversas cores de modo simples e efetivo. Na rotina do dia a dia, esse tipo de material funciona muito bem e torna desnecessária a difícil etapa de seleção de cor. Nessa categoria temos a Vittra APS Unique que, além de todos os benefícios do sistema APS, é um material BPA-Free, ou seja sua matriz resinosa de uretano metacrilatos livres de bisfenóis e carga próxima a 80% por peso (60% por volume) a base de vidro de boro-aluminossilicato.

Dica: Uma grande vantagem da resina Vittra APS Unique se faz no uso de restaurações necessárias previamente ao clareamento dental, pois possui o potencial de “clarear” junto com os dentes, pelo fato de espelharem as cores das paredes dentais circundantes.

 

Unique - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

2.3 Bulk Fill

Uma vez que as resinas tradicionais possuem uma tensão gerada pela contração clinicamente relevante, ao ponto de gerar problemas como sensibilidade pós-operatória, GAPs em dentes posteriores e limitada profundidade de polimerização (média de 2mm), foram desenvolvidas as resinas tipo “Bulk-Fill” para que se reduzisse esse risco e um aumento de produtividade (uso de incrementos maiores). De modo geral, apresentam as características de menor contração de polimerização do que as convencionais, e principalmente, menor tensão gerada por esta além de maior translucidez do que as resinas de corpo convencionais, permitindo maior passagem de luz. Partículas de tamanho médio um pouco maior , uma vez que partículas muito diminutas causam uma maior dispersão do feixe luminoso durante a fotoativação. Com isso, incrementos de 4 a 5mm podem ser utilizados sem se preocupar com efeitos deletérios da contração de polimerização, e ainda assim ter um material bem polimerizado (respeitando- -se o tempo indicado e possuindo bom aparelho fotoativador). O polimento é adequado para o segmento posterior (similar as resinas mais antigas como as primeiras micro híbridos) e um aspecto um pouco mais translúcido. Alguns fabricantes apresentam resinas de cor única e outros apresentam uma pequena variedade de cores.

Opus Bulk Fill APS é uma resina a base de uretano e 79% de carga inorgânica por peso, indicada para restaurações diretas posteriores. Minimiza riscos inerentes à contração de polimerização e ganho de produtividade clínica, com estética adequada ao segmento posterior. Esse material tem como fotoiniciador o sistema APS e desfruta de todos os seus benefícios. Muito importante ressaltar o maior tempo de trabalho da resina Opus Bulk Fill APS em um campo operatório bem iluminado, uma vez que na técnica Bulk Fill preenchemos a cavidade com o material (respeitando-se os limites de 5mm de profundidade de cada incremento) e fazemos a escultura subtrativa. Fazer isso com o campo iluminado, com um material que possui prolongado tempo de trabalho, sem o risco de polimerização precoce, torna o trabalho mais fácil, minimizando-se o risco de deixar excessos.

opus fill e flow - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

 

3. Sistemas de Resinas Flow

Constituem sistemas de resinas de menor viscosidade passíveis de serem injetadas. Essa categoria tem passado por diversos estados evolutivos. No seu princípio nos anos 1990 eram materiais com baixo teor de carga (30 a 50% por peso) e sem boa tixotropia (podendo escoar muito além do desejado), estando limitados ao uso de uma fina camada de forramento interno, selamento de sulcos e fissuras, pequenas cavidades sem estresse mastigatório. Após passar por significativos aprimoramentos, hoje possuímos uma grande variedade de resinas tipo Flow, mais recentemente com alto teor de carga, alta tixotropia e escoando somente quando desejável (“Full Control”) e alto polimento para as técnicas injetadas e mistas de resinas guiadas.

Vittra APS Unique Flow é uma resina fluida unicromática com efeito camaleão verdadeiro, com as mesmas propriedades e características descritas para a Vittra APS Unique só que na consistência fluida com boa tixotropia (sem escoamento excessivo), além de ser BPA Free (isenta de bisfenóis). Além de todas as indicações de uma flow, funciona bem em pequenas e médias lesões cervicais e é um material incomparável para confecção de “attachments” para alinhadores ortodônticos. Possui um percentual de carga de 58% a 62% em peso.

Seringa Vittra Unique FLow e1737981505321 - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

Opallis Flow é um sistema de resina injetável com alto percentual de carga, entre 70 a 74% por peso a base de bário, boro, aluminossilicato de tamanho entre 0.5 a 1µm e dióxido de silício silanizados. Sua matriz resinosa é similar ao da resina Opallis tradicional, porém com menor viscosidade (maior fluidez).

Opus Bulk Fill Flow APS é um sistema de resina flow de baixa contração e tensão de polimerização indicado para bases em restaurações posteriores (substitutos de dentina sendo recoberta por uma resina restauradora em massa), além de pequenos preenchimentos e demais indicações de uma resina flow tradicional. Esse material possui todos os benefícios do sistema APS e uma capacidade tixotrópica de autonivelamento, reduzindo risco de escoamento indesejável. Deve ser empregada em incrementos de até 4mm para se obter um adequado grau de conversão. Possui aproximadamente 68% de carga por peso.

opus flow 2 - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

Seringa Opallis Flow - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

 

Vittra APS Flow reúne as características do que há de mais moderno em resina flow ou injetáveis. Além de todas as características análogas à resina Vittra APS, Vittra APS Flow possui uma notável e diferenciada tixotropia. Uma vez injetadas permanecem “imóveis”, escoando somente sob pressão ou com estímulo de instrumento ou pincel (Full Control – escoamento de acordo com a demanda). Além de possuir um percentual de carga de 67% a 70% em peso. Seu uso é perfeito, sem os riscos de bolhas da compactação de resinas em massa e sua tixotropia permite uma escultura que deixa as margens praticamente sem excesso (uma dificuldade nas resinas flow de um modo geral). Vittra APS Flow está também recomendada para técnicas guiadas injetadas ou mistas. Assim como na Vittra APS, seu polimento e brilho são muito diferenciados tornando seu emprego bem vasto na odontologia restauradora.

Vittra APS Flow Perspectiva - Sistemas de resinas compostas, suas diferentes propostas e aplicabilidades clínicas ​

A FGM desenvolveu ao longo de seus 29 anos, expertise na área de compósitos dentais, indo de restaurações básicas a complexas, destacando-se com inovações em sistema de fotoativação e em sistema de espelhamento de cor (camaleão/unicromático), com uma variedade de produtos para cada perfil profissional e para todos diferentes desafios clínicos, sejam em restaurações diretas, semidiretas ou indiretas.

 

Email
Threads
X
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Facebook
Envie seu caso clínico
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language