Autores: Shizuma Shibata
Gênero e idade do paciente: Paciente gênero masculino, 48 anos.
QUEIXA PRINCIPAL: Paciente relatava sensibilidade dental na região cervical dos dentes 24 e 25, por exposição radicular.
Avaliação inicial: Após exame clínico detalhado verificou-se lesões cervicais não cariosas (LCNC) nos elementos dentais 24 e 25, ocasionado por contatos pré-maturos e ausência de guia canina.
Tratamento executado
O tratamento do caso consistiu em restaurar-se as lesões cervicais tão bem como realizar o ajuste oclusal posteriormente. Inicialmente realizou-se uma profilaxia e em seguida o isolamento absoluto para melhor exposição das margens gengivas das lesões e ao mesmo tempo alcançar o controle da umidade.
Após o isolamento absoluto, realizou-se o condicionamento ácido fosfórico (Condac 37 – FGM) somente do esmalte periférico da cavidade por 30 segundos, seguido por enxágue com jatos de ar e água por 15 segundos e remoção do excesso de umidade com jatos de ar. O sistema adesivo utilizado para o caso foi um sistema adesivo auto-condicionante universal (Ambar Universal APS – FGM), que foi aplicado tanto em dentina, quanto em esmalte de forma ativa por 10 segundos e em seguida realizado a volatilização dos solventes com leve jato de ar, para então realizar a fotoativação.
A etapa restauradora foi realizada com a resina fluída unicromática (Vittra APS Unique Flow – FGM), resina esta que possui a capacidade de mimetizar a cor do substrato dental restaurado, sem a necessidade de seleção de cor prévia, deste modo aplicou-se duas camadas da resina na cavidade a fim de restaurá-la sem excessos. Cada incremento foi fotoativado por 20 segundos. Esta sequência restauradora foi realizada em ambos os dentes de forma separada. Após a remoção do isolamento absoluto realizou-se o acabamento e polimento inicial, com lâminas de bisturi 12, discos de lixa abrasivas (Diamond Pro – FGM) e borrachas de polimento diamantadas.
Passo a passo