Autores: Dr. Leonardo Fernandes da Cunha, Dra. Nayara Couto de Oliveira, Dra. Ana Carolina Portes Pasmadjian, Dra. Gabriela Resende Allig, Dra. Andressa Cristina Motta Nascimento, Dra. Dayane Kocholy, Dr. Clayton Luiz Gorny Junior, Dr. Ubiracy Gaião e TPD Mara Leme
Paciente do sexo masculino, 24 anos.
QUEIXA PRINCIPAL
Insatisfação com o tamanho, formato e cor dos dentes.
AVALIAÇÃO INICIAL
Paciente procurou atendimento com restaurações de resina composta nos dentes anteriores apresentando alteração de cor e desgaste vestibular da resina. Apresentava inflamação gengival crônica entre os incisivos centrais pela resina antiga fechando o diastema. Também apresentava diferença de altura gengival entre os caninos e pré-molares e assimetria de altura entre os incisivos laterais e caninos.
TRATAMENTO EXECUTADO
Foi feita a profilaxia e também radiografias na primeira sessão. A borda incisal dos dentes anteriores era coberta pelo lábio inferior durante o sorriso (Figuras 1 e 2). Inicialmente foi feito o planejamento digital (Figura 3). Com o planejamento digital apresentado para o paciente, alguns pontos foram mais facilmente explicados e compreendidos pelo mesmo.
Primeiramente, a necessidade de um recontorno periodontal para aumentar o comprimento dos dentes pré-molares e simetria dos incisivos laterais e caninos.
Segundo, a necessidade de tratar mais do que seis dentes (Figura 4). Assim, foi feito o guia cirúrgico de acetato acompanhando a proposta do planejamento digital. Foi feita a cirurgia periodontal envolvendo osteotomia. Após a cicatrização de três meses (Figura 5), optou-se pela restauração dos dentes empregando o sistema restaurador adesivo indireto de forma minimamente invasiva. Um novo enceramento foi realizado e, a partir desse, foi feito o mockup para avaliar a oclusão e forma dos dentes. A seleção da cor foi feita com escala Pala.
Em seguida, foi feita remoção da resina com discos. Após a remoção das resinas foram feitos os preparos para facetas com pontas diamantadas 2135 e 3203. Uma pequena delimitação cervical foi feita nos dentes para estabelecer o término das restaurações indiretas. Para finalização dos preparos, foi realizado o acabamento e polimento dos dentes com pontas diamantadas utilizando multiplicador de velocidade. Foi inserido, inicialmente, o fio retrator 000 e o fio 00. A moldagem foi realizada com silicone de adição.
As restaurações provisórias foram confeccionadas com resina bisacrílica utilizando a anatomia prévia do enceramento. Os laminados foram feitos pela técnica de estratificação cerâmica, simulando dentina, esmalte e translucidez incisal seguindo o guia do enceramento. A textura com pontas diamantadas foi trabalhada e o glaze foi aplicado (Figuras 7 e 8). As restaurações foram provadas utilizando uma pasta try-in (Allcem Veneer Try-in E-bleach FGM) para seleção da cor do cimento. As faces internas das restaurações cerâmicas foram condicionadas com ácido fluorídrico por 60 segundos (Condac Porcelana 5% FGM).
A superfície foi lavada e aplicou-se o agente silano (Prosil FGM) e adesivo Ambar APS conforme as orientações do fabricante. Foram feitos o isolamento modificado do campo operatório e profilaxia dos dentes. Após a proteção dos dentes adjacentes, foi feita a aplicação do sistema adesivo (Ambar APS FGM) nos dentes preparados conforme as instruções do fabricante. O cimento foi aplicado na face interna da restauração e levado em posição (Allcem Veneer APS E-bleach FGM).
Os excessos de cimento foram removidos e o cimento polimerizado por 120 segundos em cada dente. Após a cimentação, os contatos oclusais foram verificados e ajustados com ponta diamantada. As áreas ajustadas foram polidas com borrachas para cerâmica. O aspecto final das restaurações, oclusão e sorriso podem ser observados nas figuras 10 e 11.