Autores: Dr. Thiago Roberto Gemeli, Dr. João Lucas Dziadzio e Dr. Rafael Cury Cecato
PACIENTE DO SEXO MASCULINO, 59 ANOS DE IDADE.
Queixa principal: Dor e mobilidade associadas ao dente 25.
AVALIAÇÃO INICIAL
Os primeiros tratamentos realizados com implantes, propostos por Branemark, utilizavam sistemas aparafusáveis para reter a prótese a esses dispositivos. Com o passar dos anos, ausências unitárias também passaram a ser reabilitadas com implantes dentários e a estética foi sendo mais exigida. Assim, surgiram os sistemas retidos por cimento, os quais apresentam diversas características desejáveis, como maior estabilidade e estética, além de uma melhor dissipação de forças oclusais.
A escolha do sistema protético é uma das etapas mais importantes do tratamento, podendo refletir direta ou indiretamente nas relações oclusais, retentivas, estéticas e também sobre os tecidos peri implantares, influenciando, portanto, na sobrevida do tratamento.
O presente relato demonstra a reabilitação de um elemento unitário, através de um sistema inédito na implantodontia, conhecido como coping friccional, o qual alia os benefícios da prótese cimentada à reversibilidade dos sistemas aparafusáveis e, ainda, com a expressiva vantagem de dispensar agentes cimentantes para a fixação da coroa protética (cementless)
TRATAMENTO EXECUTADO
Paciente do sexo masculino, 59 anos, compareceu à clínica particular se queixando de dor e mobilidade associada ao dente 25. Após anamnese e avaliação clínica detalhadas, o paciente foi submetido a exame tomográfico, que ratificou a presença de fratura longitudinal no referido elemento, fator impeditivo à manutenção do mesmo em função. Assim, optou-se pela exodontia
e regeneração alveolar com o substituto ósseo cerâmico bifásico, Nanosynt, 1000-2000 µm. O biomaterial foi recoberto pela membrana sintética, Duosynt, 300 µm, para que além de proteção e estabilidade, esta também atue de modo a guiar e favorecer a regeneração tecidual, tornando-a mais previsível. A membrana foi protegida por um provisório fixado com grampos, nos elementos adjascentes, e o paciente foi reagendado para a instalação de um implante dentário em 150 dias.
1 e 2 | Cortes tomográficos demonstrando presença de fratura longitudinal e perda óssea associada.
3 e 4 | Alvéolo antes e depois do preenchimento com biomaterial sintético bifásico
Após o período de espera, o paciente foi submetido à instalação de um implante cone Morse (3.8 x 9 mm, Arcsys) na área reparada. O descolamento do tecido possibilitou a observância de uma neoformação óssea bastante favorável à reabilitação pretendida. O implante instalado apresentou elevado travamento primário (60 N.cm), ratificando a qualidade óssea associada. Assim, procedeu-se à ativação de um componente intermediário (4,2 x 4 x 3,5 mm), com consequente adaptação do provisório, agora fixado exclusivamente sobre o munhão (carga imediata).
Após 45 dias, os tecidos peri-implantares se mostravam estáveis e saudáveis. A coroa provisória foi removida para permitir a moldagem de transferência. Ao laboratório, foram enviados também os dispositivos correspondentes 4,2 x 4: análogo, coping friccional e cilindro calcinável para coping friccional.
O sistema friccional demonstrado apresenta uma excelente distribuição de carga, além de permitir a remoção do excesso de cimento de modo extraoral, como também um correto acabamento e polimento. Isso faz com que a manutenção da saúde periodontal seja mais favorável. Além disso, permite a reversibilidade, característica que agrega positivamente caso necessite ser feita a remoção da coroa por alguma razão.
PRODUTOS UTILIZADOS
As melhores soluções em Implantes para você Implantodontista
Fale com um de nossos consultores, saiba mais sobre toda nossa linha e obtenha cotação em produtos que agregarão e muito no seu dia a dia clínico.
Shop FGM Implants
Shop FGM Implants
Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!
- Condições especiais de parcelamento
- Promoções exclusivas
- Facilidade nos pedidos