Autores: Dra. Fernanda Angeloni E Dr. Matheus Blois
PACIENTE DO SEXO FEMININO, 63 ANOS DE IDADE.
Queixa da paciente: Fratura radicular longitudinal no dente 23.
TRATAMENTO EXECUTADO
A instalação imediata de implantes é considerada uma técnica viável pela redução do tempo cirúrgico. No entanto, inúmeros fatores devem ser levados em consideração, como qualidade e posição da gengiva inserida, integridade do processo alveolar, altura e forma gengival. A cirurgia ideal deve envolver exodontias com baixo trauma e a instalação de uma coroa provisória lisa, polida e com perfil de emergência, que mantenha o contorno gengival.
Ao exame clínico, foi observado hiperemia da gengiva marginal, presença de pino metálico e coroa metalocerâmica.
Para o planejamento do caso, foi solicitada uma tomografia computadorizada cone bean na região do dente 23. Ao avaliar o exame de imagem, foi confirmada a fratura radicular, com plano de tratamento indicando a remoção da raiz fraturada e instalação imediata do implante.
Após anestesia local (articaína 4% com epinefrina 1:100.000) terminal infiltrativa na região vestibular e palatino da região, foi realizada a periotomia, sem descolamento da papila, e uma exodontia de forma minimamente traumática, utilizando alavancas delicadas e extrator manual, finalizando com a curetagem do alvéolo e avaliação da presença da tábua óssea vestibular. Foi então realizado o início da fresagem com a broca lança, passando para a broca 2.4 e por último a 2.9 mm, antes da instalação do Implante Arcsys 3.8×13 mm, com torque de 45 N.
O implante foi posicionado, por meio do approach palatino, com uma distância de 3 mm da tábua vestibular e a 5 mm de profundidade da margem gengival. Este posicionamento é fundamental para a correta formação das distâncias biológicas.
Como foi obtida uma boa estabilidade primária foi possível realizar um provisório imediato sobre Munhão Arcsys 3x6x3,5, capturado sobre o Transferente Multifuncional Arcsys 3×6 mm, com Resina Opallis Flow A1. O provisório é uma etapa importante para o acondicionamento correto dos tecidos periimplantares, alguns fatores devem ser considerados no momento da confecção como: perfil crítico e subcrítico, espaço suficiente para os tecidos moles, infra-oclusão em todos os movimentos e polimento adequado, este realizado com pontas específicas e pasta de polimento Diamond R.
Com o provisório finalizado, foi realizado um enxerto de tecido conjuntivo removido do túber, por meio da técnica de enxerto gengival livre e desepitelização na bancada, o mesmo foi posicionado na área receptora, através da tunelização dos tecidos periimplantares e sutura com fio de poliamida 5.0. Foi também realizada a reconstrução do alvéolo e o preenchimento do gap vestibular com 0,5g de substituto ósseo sintético Nanosynt granulometria 500 a 1000 µm.
Ao final, foi realizada a cimentação do provisório e a sutura suspensória para tracionamento coronal do retalho. O acompanhamento do caso foi realizado após 5 e 15 dias, quando foi realizada a remoção da sutura. Após 90 dias de osseointegração e maturação dos tecidos periimplantares, foi planejada a reabilitação protética pelo fluxo digital. Para isso, foi utilizado o Scan Body para munhão 3×6 mm, que apresenta uma janela de inspeção, facilitando a visualização da sua adaptação ao componente protético.
O escaneamento foi realizado com o scanner iTero, o qual mapeou duplamente a região do elemento 23, mostrando o condicionamento do tecido periimplantar. Foi realizada também a tomada fotográfica para envio ao laboratório, onde foi planejada e fresada uma PSI em dissilicato de lítio.
Após 5 meses de finalização do caso, a paciente apresentou uma fratura em outro dente e foi então solicitado uma tomografia completa da maxila, o que permitiu avaliar a formação óssea e a estabilidade dos tecidos periimplantares.
PASSO A PASSO
A cimentação da PSI foi realizada com cimento resinoso Allcem CORE A1, removendo os excessos no análogo previamente à cimentação. A perfeita adaptação foi verificada por radiografias periapicais. A utilização do fluxo restaurativo digital resulta em uma maior rapidez, aumentando o conforto do paciente, precisão e qualidade dos resultados.
PRODUTOS UTILIZADOS
As melhores soluções em Implantes para você Implantodontista
Fale com um de nossos consultores, saiba mais sobre toda nossa linha e obtenha cotação em produtos que agregarão e muito no seu dia a dia clínico.
Shop FGM Implants
Shop FGM Implants
Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!
- Condições especiais de parcelamento
- Promoções exclusivas
- Facilidade nos pedidos