Autores: Andreia Luiza Gabriel e Felipe Pinto Paredes Rodrigues
Gênero e idade do paciente
Paciente do sexo feminino, 58 anos.
Queixa principal
Desconforto estético e sensibilidade dolorosa ao ingerir alimentos gelados.
Avaliação inicial
Após a anamnese completa, durante o exame clínico foi observado na face vestibular do elemento 23 uma lesão cervical não cariosa, sem presença de biofilme dental e ausência de processo inflamatório no tecido gengival circundante. O teste de estímulo de hipersensibilidade dentinária (HD) realizado com jatos de ar, mostrou sensibilidade moderada nessa região.
Tratamento executado
A conduta clínica adotada foi a realização de restauração adesiva com a resina Vittra APS Unique Flow no elemento 23 com o objetivo de reduzir a severidade da LCNC, prevenindo perdas adicionais da estrutura dental. O isolamento absoluto modificado do campo operatório foi executado devido à maior facilidade de acesso ao término cervical da lesão e pela menor chance de injúrias gengivais. Após a profilaxia e inserção do fio retrator, o condicionamento ácido seletivo em esmalte foi feito com ácido fosfórico a 37 (Condac 37) por 15 segundos. A aplicação do sistema adesivo Ambar Universal APS foi efetuada, com auxílio de um microaplicador descartável (Cavibrush), conforme a indicação do fabricante.
A aplicação do material restaurador foi realizada pela técnica incremental com fotoativação de 20 segundos por incremento. Após a conclusão da restauração, a remoção do excesso de resina foi feita com broca diamantada de granulação fina. O acabamento e o polimento foram realizados com a sequência de discos de lixa Diamond Pro, espirais de borracha e disco de filtro Diamond Flex
com pasta diamantada Diamond Excel. O tratamento proposto mostrou efetividade na redução da sensibilidade do elemento dental. Além disso, o procedimento restaurador proporcionou uma diminuição da formação de áreas de retenção de biofilme bacteriano.