Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

Autoras: Caroline Freitas Rafael e Carolina Schäffer Morsch

 

Perfuração única, cone morse friccional, implante para todas as densidades, ausência de parafuso passante para fixação do componente protético, possibilidade de personalização do cicatrizador e transferente, e ainda com a exclusiva possibilidade de customizar o componente protético na angulação que o profissional desejar. Estes são alguns dos motivos da difusão, ascensão e sucesso do Sistema Arcsys.

As vantagens das conexões cônicas (interna e morse) sobre as hexagonais já são conhecidas e bem difundidas na literatura. Contudo, a conexão cônica interna leva à necessidade de se utilizar um parafuso passante para a estabilização do componente protético. Os problemas relacionados à utilização do parafuso já são conhecidos e comumente observados na prática clínica, dentre eles: soltura, afrouxamento e/ou fratura dos mesmos. Com conicidade interna reduzida de 3 graus, elimina-se a necessidade desse parafuso estabilizador, fator de fragilidade para os demais sistemas cônicos. O componente é unido ao implante por embricamento mecânico, trazendo mais segurança e liberdade aos protesistas, acostumados a optar por próteses parafusadas também em elementos unitários devido à sua reversibilidade. A preocupação que havia anteriormente, de soltura do munhão e perda da coroa, agora não aflige mais.

Diferenca no diametro dos componentes proteticos e1729796939658 - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

Diferença no diâmetro dos componentes protéticos: A) pilar para confecção de próteses parafusadas com diâmetro de 4.0mm B) munhão para confecção de próteses cimentadas com diâmetro de 3.0mm.

Esta confortável condição existe simplesmente porque sem parafuso, não há afrouxamento.

E por que próteses cimentadas? Pelo diâmetro reduzido do munhão em relação ao pilar, muito vantajoso na região anterior e em espaços mésio-distais reduzidos (Fig. 1), pela maior facilidade de delimitação do perfil de emergência, assim como por possibilitar uma anatomia mais natural e menos volumosa da coroa. Na figura 2 é possível observar um caso clínico em que o elemento 11 fraturado foi substituído por um implante com coroa protética cimentada.

Na tomografia de acompanhamento de um ano da prótese em função podemos perceber a manutenção das cristas ósseas, comportamento característico deste tipo de conexão, assim como a espessura óssea da parede vestibular obtida devido ao preenchimento do gap no momento da instalação do implante com biomaterial sintético bifásico (Nanosynt). Essa condição confere estabilidade aos tecidos moles, imprescindível para manutenção da estética rosa. Imediatamente após a instalação do implante, as vantagens protéticas oferecidas pelo sistema começam a ser observadas. Imaginem a reabilitação em um caso de implante imediato, como mostrado na figura 3. Já sabemos que o ideal é uma exodontia minimamente traumática, sem a realização de retalho.

Exodontia do elemento 11 devido à fratura, instalação imediata de implante, preenchimento do gap com Nanosynt e prótese fixa cimentada sobre munhão.   

2a - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

A) Tomografia computadorizada inicial.

2b scaled - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

B) Aspecto clínico inicial.

2c - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

C) Aspecto final da coroa cimentada sobre o munhão.

2d - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

D) Tomografia após 1 ano da coroa em função.

2e scaled e1729798522829 - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

E) Controle de 1 ano e meio após a cimentação.

2f scaled e1729798553430 - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

F) Sorriso após 1 ano e meio de cimentação.

2g - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

G) Tomografia após 1 ano e meio em função.

 

 

3a - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

A) Exodontia do elemento 36 e instalação imediata de implante.

3b - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

B) Acoplamento do cicatrizador multifuncional e preenchimento do gap com Nanosynt.

3c - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

C) Personalização do cicatrizador para selamento da embocadura do alvéolo com resina flow.

Caso realizado em parceria com a Dra. Joseane Silva.

 

Sabemos também que há indicação de preenchimento do gap nesses casos e que por isso é necessário selar o alvéolo para contenção do enxerto. Agora, como selar? Tradicionalmente isso pode ser feito com um enxerto gengival retirado do palato, o que gera um incômodo no pós-operatório. Com os dispositivos em PEEK, ultrapolímero semi-cristalino, pode-se personalizar os mesmos com resina (acrílica ou composta) e selar o alvéolo de maneira rápida, simples e menos invasiva para o paciente. Entre diversos benefícios, explorar a exclusiva personalização da emergência protética é a que mais encanta, em especial os protesistas. Até o momento só era possível corrigir angulações com componentes pré-fabricados (15-17 ou 30 graus).

Isso faz com que pequenas inclinações já sejam definidas durante o planejamento, reproduzidas no momento cirúrgico e reabilitadas posteriormente de acordo com o planejado (Fig. 4). Invariavelmente, isso nos leva à busca pelo perfeccionismo. Contar com este recurso significa planejar tridimensionalmente o implante com mais liberdade, respeitando limitações anatômicas, funcionais e estéticas.

Um contundente modelo de sucesso clínico pode ser citado: a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) utiliza este sistema de implantes desde o seu lançamento em 2016. A experiência da referida instituição mostra que este sistema, além de simples e inovador, é previsível como pode ser observado no acompanhamento clínico e radiográfico do primeiro implante Arcsys instalado na UFSC (Fig. 5). Esta afirmação se ratifica porque o desempenho biológico e funcional alcançado entre profissionais mais treinados também é observado pelos menos experientes, como os alunos da graduação. Números incontestáveis quanto à eficácia e eficiência podem ser observados mesmo em ambiente acadêmico (sobrevivência acima de 98% e taxas zero para soltura/fratura).

Reabilitação superior realizada com implante posicionado na região do elemento 21.

4a scaled - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

4c scaled - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

A e B) Referenciador angular modificado de acordo com a necessidade do caso.

4b scaled - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

C) Angulação replicada no munhão sobre o qual a coroa foi cimentada.

4d scaled - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

D) Reabilitação superior final.

Caso realizado em parceria com a Dra Alana Pereira e Dr. Camilo Villabona.

 

A versatilidade e simplicidade, da cirurgia à prótese, o distingue dentre tantos sistemas disponíveis.

A possibilidade de fresagem única diminui o tempo clínico, melhorando o pós-operatório do paciente. O tapa implante de silicone médico pode ser facilmente identificado e removido. Os componentes em PEEK são multifuncionais e personalizáveis. Características que contribuem para o êxito clínico nas mais diferentes e desafiadoras situações clínicas. A potencialização da previsibilidade e conforto operatório do sistema foram conseguidas com a recente disponibilização do sistema guiado. Assim, pode-se optar por mais uma alternativa em prol da melhor posição implantar, respeitando o que fora planejado virtualmente.

Aspecto clínico e radiográfico do primeiro implante Arcsys instalado na UFSC.

5a - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

A) Vista Vestibular do elemento 36 no dia da instalação da coroa metalocerâmica.

5b - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

B) Rx periapical.

5c - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

C) Acompanhamento clínico.

5d - Perfeccionismo, praticidade e longevidade na implantodontia

D) radiográfico após 2 anos em função.

Caso realizado em parceria com o Dr. Leonardo Bez.

Email
Threads
X
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Facebook
Envie seu caso clínico
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.

Comunicado de Final de Ano