Autores: Prof. Dr. Mateus Veppo, Profª. Dra. Bárbara Borges e Profª. Dra. Maria Eduarda Alves.
PACIENTE DO SEXO FEMININO, 37 ANOS DE IDADE: Insatisfação com a área edêntula e volume na área do tumor.
AVALIAÇÃO INICIAL
Após anamnese detalhada, exame clínico, radiográfico e tomográfico foi notada uma alteração patológica com presença de área hiperdensa de aspecto circunscrito, bem delimitada e definida como odontoma complexo com íntimo contato com a raiz do dente 12. Durante o exame tomográfico, foram realizadas reconstruções panorâmicas e tridimensionais, cortes axiais, transversais e cortes separados e ampliados, para melhor avaliação da região. Notou-se a presença do dente 13 e 14 impactados e o dente 15 mesioangulado na maxila. No exame clínico, observou-se a ausência de dentes 16, 17, 18, 26, 27 e 28, com a área do odontoma edemaciada.
TRATAMENTO EXECUTADO
Foi definido como conduta a realização de cirurgia para excisão da lesão e exodontia dos elementos 13 e 14. Inicialmente foi realizada a coleta de sangue da paciente utilizando quatro tubos sem aditivos e quatro tubos com ativador de coágulo. Após a coleta os tubos foram colocados em centrífuga por quatro minutos em 2700 rpm os tubos sem aditivos e por 12 minutos em 2700 rpm os tubos com ativador de coágulo, com o objetivo de obter concentrados sanguíneos de iPRF e L-PRF que são plasma rico em fibrina na forma líquida e em membranas. No segundo momento foi realizada a antissepsia da cavidade oral através do bochecho com clorexidina 0,12% e antissepsia extraoral com o sabão de clorexidina.
Em seguida, realizou-se a posição dos campos cirúrgicos e início do procedimento com o bloqueio dos nervos infraorbitários bilateralmente, nervo nasopalatino, nervo alveolar superior médio, infiltração local como complemento utilizando-se articaína, aguardando cerca de 10 minutos para iniciar. Foi realizada incisão relaxante em região do dente 16, crista alveolar, intra-sulcular se estendendo até região do dente 22 utilizando lâmina 15. Descolamento de toda região e exposição da região afetada pela lesão.
Iniciou-se então a osteotomia utilizando motor elétrico e broca cirúrgica 702 a fim de acessar a região do odontoma. Foi também necessário realizar a secção do odontoma para que se conseguisse a completa excisão do mesmo. Após a completa excisão do odontoma se partiu para a realização das exodontias dos elementos 14 e 13 sucessivamente com o auxílio de broca e alavanca reta.
Foi feita curetagem de toda lesão, a posição de membranas de L-PRF para selar as comunicações com o seio maxilar e fossa nasal, colocação do biomaterial Nanosynt 3.5g que foram recobertos por mais membranas de L-PRF. Ao fim, foi alocado todo o biomaterial com membrana de colágeno Duosynt.
Para finalizar foi reposicionado todo tecido para realização de sutura. A sutura foi realizada com fio de Nylon 4.0 deixando o tecido de modo a favorecer a cicatrização por primeira intenção.
PASSO A PASSO
PRODUTOS UTILIZADOS
As melhores soluções em Implantes para você Implantodontista
Fale com um de nossos consultores, saiba mais sobre toda nossa linha e obtenha cotação em produtos que agregarão e muito no seu dia a dia clínico.
Shop FGM Implants
Shop FGM Implants
Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!
- Condições especiais de parcelamento
- Promoções exclusivas
- Facilidade nos pedidos