Comer um docinho, tomar um café, ou experimentar um sorvete pode não ser uma boa ideia para quem tem sensibilidade dentária. Problema que afeta 30% dos brasileiros segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), a hipersensibilidade ocorre quando a dentina, parte do dente protegida pelo esmalte, fica exposta.
A dor pode estar associada a diversos fatores como consumo de bebidas e alimentos ácidos, gelados, quentes, ou por problemas bucais como cáries, acúmulo de tártaro, desgastes na superfície dos dentes, gengivite (inflamação na gengiva) ou periodontite (inflamação no periodonto por completo, gengiva e osso). A escovação excessivamente vigorosa também pode provocar a
retração gengival, além da abrasão ou desgaste do esmalte, diminuindo assim a proteção da dentina. Outro agravante é o uso de escovas de cerdas duras, cremes dentais muito abrasivos.
A boa notícia é que acaba de chegar aos consultórios um novo tratamento que visa solucionar o problema instantaneamente: o Desensibilize NANO P, da FGM Produtos Odontológicos. Trata-se de uma tecnologia de nanopartículas de fosfato de cálcio que promove alívio gradativo da hipersensibilidade, e geralmente logo na primeira sessão obtêm-se melhora. Esse efeito é potencializado ao longo das primeiras 48 horas, pela ação da saliva sobre as nanopartículas de hidroxiapatita.
Como funciona
Calor, frio, pressão, ar, doces, bebidas e alimentos cítricos são estímulos que podem causar a movimentação de fluidos nos túbulos dentinários. Isto provoca aumento da pressão nesses túbulos, o que estimula os nervos do interior do dente e provoca a dor. Com o novo tratamento, as nanopartículas de hidroxiapatita se depositam nos túbulos dentinários como se estivessem
selando essa entrada, o que dificulta o acesso de estímulos externos à polpa do dente, eliminando a dor.
O Desensibilize NANO P é um avanço ao uso contínuo de cremes dentais específicos para pessoas com sensibilidade dentária.