Autor: Prof. Dr. Sérgio Ricardo Garcia Badini
Gênero e idade do paciente
Paciente, sexo masculino, 50 anos.
Queixa principal
Sensibilidade dental e restauração insatisfatória (região de Classe V), a qual causava-lhe um desconforto pela cor e pela ausência de contorno.
Avaliação inicial
Ao verificar o caso, notou-se duas restaurações em borda cervical porosa, com pouco material e escurecida. Realizou-se uma tomada radiográfica, análise de vitalidade pulpar, constatando-se dente vital.
Tratamento executado
Optou-se pela remoção da restauração e confecção de uma nova restauração com a resina VITTRA UNIQUE FLOW – FGM, resina está que, após polimerizada, fica da cor do dente, imitando-o a sua coloração, por ser unicromática, ou seja, de cor única.
O paciente foi anestesiado, analisou-se a restauração com uma sonda exploradora e removeu-se a restauração que estava porosa e com sub contorno. Após a remoção da restauração de resina composta, isolou-se a cavidade com grampo de Isolamento Absoluto B4, preso com godiva de alta fusão,
Confeccionou-se um bisel por vestibular e, após o Condicionamento Ácido Seletivo em esmalte (CONDAC 37), aplicou-se o Adesivo Universal AMBAR (FGM) em esmalte e dentina, aplicou-se ar e fotopolimerizou por 10 segundos.
Aplicou-se a resina composta VITTRA APS UNIQUE FLOW – FGM, polimerizada por camadas, até completarem-se as cavidades de Classe V.
Antes de remover-se o isolamento absoluto e foi realizado o acabamento com broca ultrafinas e, assim que se removeu este isolamento, o polimento com borrachas abrasivas, discos de lixa DIAMOND PRO – FGM, e disco de FELTRO para polimento DIAMOND FLEX – FGM, com pasta de polimento diamantada DIAMOND EXCEL – FGM.
Após o tratamento concluído, verificou-se a cor da estrutura dental e da resina, assim como o contorno e adaptação desta resina composta, VITTRA UNIQUE FLOW – FGM, no paciente.