Autores: Prof. Dr. Everton Salante e Prof. Dr. Leonardo Piazzetta Pellissari
PACIENTE DO SEXO FEMININO, 40 ANOS DE IDADE: Alterações no elemento 26 mesmo após retratamento endodôntico.
AVALIAÇÃO INICIAL
Paciente apresentou uma recidiva de lesão periapical após o segundo retratamento endodôntico no dente 26. A avaliação clínica e radiográfica permitiu a constatação de reabsorção radicular com
indicação de exodontia.
TRATAMENTO EXECUTADO
Foi proposta a substituição do elemento dental comprometido por um implante imediato com carga imediata e confecção de cicatrizador personalizado. Assim, realizada a exodontia minimamente traumática preservando a arquitetura gengival da região, um implante Short de 5×5 mm Arcsys, intraósseo 2 mm, onde o mesmo alcançou 32 N.cm de estabilidade primária. Desta forma foi realizada a confecção do cicatrizador personalizado, utilizando um cicatrizador multifuncional de cinta alta e 4 mm de diâmetro personalizado, foi adicionada resina pattern fotoativada vedando completamente a embocadura do alvéolo. Previamente a instalação do cicatrizador foi realizada a inserção do tapa implante, para evitar que resíduos de biomaterial ocupassem o espaço interno do implante, e então foi realizado o preenchimento do gap com Nanosynt. Em seguida foi removido o tapa implante e imediatamente o cicatrizador personalizado foi cuidadosamente instalado apenas com apenas uma pressão digital. Como vantagem deste procedimento, pode-se notar a obliteração da embocadura alveolar com concomitante condicionamento tecidual, iniciando a personalização do perfil de emergência.
Após 90 dias de pós-operatório foi realizada a remoção do cicatrizador e a instalação do pilar com 2,5 mm de transmucoso. Os tecidos peri-implantares já estavam com o perfil de emergência satisfatório para iniciar o escaneamento intraoral. O scan body para pilar foi instalado sobre este e os arquivos .stl foram encaminhados para o laboratório protético, o qual confeccionou uma coroa em zircônia sobre link metálico para oferecer maior resistência e evitar a ocorrência de fratura da coroa instalada diretamente sobre o componente protético. A coroa foi cimentada ao link utilizando cimento Allcem Core.
Foi realizado um acabamento na região de interface do link com a coroa protética e o conjunto foi instalado sobre o pilar com torque de 10 N.cm. Sobre o parafuso foi inserido fita teflon e resina Vittra APS Unique.
PASSO A PASSO
PRODUTOS UTILIZADOS
As melhores soluções em Implantes para você Implantodontista
Fale com um de nossos consultores, saiba mais sobre toda nossa linha e obtenha cotação em produtos que agregarão e muito no seu dia a dia clínico.
Shop FGM Implants
Shop FGM Implants
Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!
- Condições especiais de parcelamento
- Promoções exclusivas
- Facilidade nos pedidos