Autor: Renato Savi
Introdução
Rebordos pós exodontias, via de regra, apresentam perda volumétrica tridimensional, fenômeno que pode levar a dificuldades para a instalação de implantes num segundo momento e/ou complicações estéticas relevantes.
Estudos tem demonstrado que, ao contrário do que se imaginava, a simples instalação do implante no ato cirúrgico da extração – submetido ou não a carga imediata – não previne ou minimiza a reabsorção alveolar. Manobras de manutenção do contorno ósseo-gengival são imperativas na maioria dos casos. Para isso, enxertos de tecidos duros e moles têm sido utilizados rotineiramente.
Ficha Clínica
Queixa principal: Fratura corono-radicular no dente 24. Sensibilidade durante mastigação de alimentos com maior rigidez. Insatisfação estética.
Paciente: Leucoderma, gênero feminino, 67 anos.
Anamnese: Boa condição geral de saúde.
Exame clínico: Boa saúde bucal. Dente 24 com extensa restauração de resina composta apresentando sensibilidade durante mastigação. Aspecto de fratura corono-radicular.
Exames de imagem: Nenhuma evidência de lesão periapical ou periodontal apesar da fratura radicular e sensibilidade.
Planejamento: Exodontia minimamente invasiva com concomitante instalação de implante Arcsys FGM – Brasil, preenchimento do “gap” entre implante e tábua óssea vestibular com material sintético à base de fosfato de cálcio bifásico + hidroxiapatita (Nanosynt FGM) e adaptação de coroa temporária imediata. Reabilitação definitiva, através de coroa cerâmica, após confirmação da osseointegração.
Relato de caso
Paciente com 67 anos de idade, leucoderma, gênero feminino, apresentou-se à Clínica Renato Savi – Bauru SP, relatando insatisfação estética e sensibilidade no dente 24 durante a mastigação.
Exame clínico evidenciou extensa restauração em resina composta com acabamento insatisfatório e imagem sugestiva de fratura. Leve mobilidade foi observada entre as partes divididas pela linha da suposta fratura.
Fase cirúrgica
Exodontia com mínimo trauma do elemento 24 – quando pode-se confirmar a presença de fratura radicular. Inspeção visual e táctil, limpeza mecânica e irrigação alveolar com solução fisiológica seguida da instalação de implante Arcsys FGM + munhão angulável, preenchimento do “gap” vestibular com Nanosynt FGM e confecção de coroa protética temporária em resina acrílica.
Fase protética
Sessenta dias após a cirurgia para exodontia, implantação e enxerto de biomaterial, procedeu-se a moldagem para transferência da posição do munhão angulável. Coroa cerâmica em zircônia foi cimentada sobre munhão angulável através de cimento resinoso dual AllCem Core FGM – Brasil.
Conclusão
A implantação e provisionalização imediata, associada ao preenchimento do “gap” vestibular com Nanosynt – FGM, proporcionaram excelente resolução funcional e estética para o caso, sobretudo, no que se refere a adequada manutenção do volume e contorno ósseo – gengival.
Galeria
Shop FGM Implants
Shop FGM Implants
Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!
- Condições especiais de parcelamento
- Promoções exclusivas
- Facilidade nos pedidos