Prof. Dr. Rodrigo Reis
Profa. Dra. Michele Vivas
Caso
Paciente sexo masculino, 23 anos, buscou tratamento com queixa principal sendo o espaço entre os dentes anteriores. Foi proposto o fechamento do diastema entre 11 e 21 e pequenos acréscimos para harmonizar o contorno do 12 e 22 e realizado um ensaio restaurador direto (“mock-up”) com a Vittra APS Unique.
Após aprovado o ensaio pelo paciente, prosseguimos com uma profilaxia com pedra pomes e água e isolamento absoluto. As paredes proximais dos elementos dentários foram asperizados com uma tira de lixa abrasiva e realizada técnica adesiva através do condicionamento ácido por 30 segundos com CONDAC 37%(apenas esmalte envolvido neste caso), lavagem, secagem e aplicação se sistema adesivo Ambar APS.
Foi feita inserção da resina unicromática Vittra APS Unique, que dispensa seleção de cor, em incrementos com auxílio de uma espátula tipo Suprafill ½, obtenção de contorno com auxílio de tiras de poliéster e pincel de ponta achatada e em seguida a fotoativação por 40 segundos.
Após a conclusão da inserção das resinas, foi realizado acabamento com tiras de lixa finas e ultra-finas nas proximais e nas faces vestibular e palatina com uma sequência de discos Diamond (azul médio, azul claro e branco) em baixa velocidade e um pouco de água. Em seguida com o uso de espirais diamantados ultra finos e a finalização com discos Diamond Flex e pasta diamantada Diamond.
Galeria
Vista frontal com diastema entre 11 e 21 e discreta discrepância entre 12 e 22
Guia anterior situação inicial
Vista superior situação inicial
Isolamento absoluto
Aumento mesial do 11
Aspecto imediato com fechamento do diastema e acréscimos 12 e 22
Guia Anterior
Vista Frontal arco superior- caso concluído
Vista lateral- fechamento diastema e acréscimo entre incisivos central e lateral