Autores: Dr. Adriano da Silva Pereira Sapata e Dr. Cláudio Tadaaki Sato
AVALIAÇÃO INICIAL
A paciente apresentou os incisivos laterais superiores com uma ligeira discrepância de proporção em relação aos incisivos centrais, o que de certa forma, na harmonização do sorriso em conjunto com o rosto da paciente, promovia um aspecto mais infantil (Fig. 1). Foi observado também um escurecimento dos dentes, além de pigmentação acastanhada no incisivo central direito, e a necessidade de tratamento clareador prévio ao procedimento restaurador (Figs. 2 e 3).
TRATAMENTO EXECUTADO
Optou-se por um tratamento clareador mais conservador, como a técnica de uso caseiro, com Whiteness Perfect 10% e moldeira personalizada de 1 mm, sob um regime de 4 horas de uso diário. Após 3 semanas de tratamento, o aspecto fi nal pode ser observado (Figs. 4 e 5). Na foto intraoral (Fig. 6) alguns detalhes anatômicos da forma original do dente não estavam condizentes com a exigência estética requerida, tais como forma e proporção. Assim foi proposto um tratamento restaurador que modificasse a forma dos elementos 12 e 22. Como procedimento inicial, foi realizada a seleção de cor seguindo o Protocolo do Livro SIMPLE, utilizando a técnica das esferas de resina composta, através de escolha prévia de 3 opacidades, sendo elas: Dentina DA0, Esmalte E-Bleach M e Efeito Trans OPL e Trans N (Fig. 7). A seguir foi realizado o isolamento absoluto do campo operatório e condicionamento com ácido fosfórico 37% Condac 37, seguido da aplicação do sistema adesivo Ambar Universal APS, de maneira ativa por 10 segundos e fotoativação pelo mesmo tempo (Figs. 8, 9 e 10). A etapa de planejamento para este sorriso proporcionou um modelo encerado sobre o qual obteve-se um anteparo palatino feito com silicone de adição, o que torna o procedimento muito mais previsível.
A primeira camada da restauração foi realizada com uma resina de alta Translucidez Trans N (Fig. 11). Uma alternativa que pode facilitar na restauração é confeccionar as paredes proximais de tal forma que obtenha-se um aspecto de concha. Esta camada foi realizada com resina de Esmalte E-Bleach M (Fig. 12). A camada seguinte de dentina foi confeccionada com a cor DA0, e o motivo de sua escolha foi porque a resina apresenta uma propriedade de valor maior que condiz com o aspecto de dentes clareados (Fig. 13).
Com intuito de personalizar o bordo incisal, foram utilizadas resinas de efeito opalescente que proporcionasse mais naturalidade, razão pela qual foi escolhida a resina Trans OPL, além da utilização de pigmento branco fotopolimerizável para caracterização de microtrincas e pequenos manchamentos condizentes com a jovialidade dos dentes da paciente (Fig. 14). Para finalizar, na última camada foi utilizada a cor E-Bleach M (Fig. 15). A etapa de acabamento, texturização e polimento foi realizada baseada totalmente no Protocolo do Livro SIMPLE, iniciada com discos Diamond Master refinando a anatomia primária (Fig. 16). Seguindo o protocolo, realizaram-se as anatomias secundária e terciária, e finalizou-se com Pasta Diamond Excel e feltro Diamond Flex (Fig. 17). Nas fotos finais podemos observar a perfeita integração entre cor e forma das restaurações com os dentes naturais (Figs. 18 a 19) e contempladas pelas fotos artísticas (Figs. 20 a 22).