AUTORES:Prof. Dr. Raphael Monte Alto e Profª. Drª. Monique Solon de Mello
O EXAME CLÍNICO/RADIOGRÁFICO
Havia coloração escurecida ao redor das restaurações pré-existentes nos elementos 14, 15 e 16, sensibilidade ao frio e à mastigação, assim como, restaurações com excesso interproximal e sem anatomia. Foi constatada cárie secundária nos dentes citados.
O tratamento
Diante o quadro clínico, optou-se pela remoção das restaurações deficientes e confecção de restaurações indiretas na cor A2 com Opallis LAB (FGM), na distal do elemento 14, mésio-ocluso-distal do 15 e mesial do 16.
1- Aspecto inicial das restaurações em resina composta. É possível observar a coloração escurecida resultante da infiltração e os excessos interproximais.
2- Remoção da restauração e tecido amolecido.
3- Após remoção de todo o tecido cariado, aplicação de adesivo autocondicionante Ambar Universal (FGM) para a confecção de núcleo de preenchimento.
4- Inserção da resina de baixa contração Opus Bulk Fill Flow (FGM), regularizando a cavidade.
5- Preparo para inlay com ponta diamantada apropriada, sob refrigeração, para confeccionar expulsividade no preparo. Os preparos concluídos foram moldados com silicone de adição.
6- Confecção das restaurações em resina indireta Opallis LAB (FGM), em laboratório.
7- Restaurações concluídas com Opallis LAB (FGM) na cor A2.
8- Remoção de restauração provisória para limpeza do preparo com pedra pomes e escova robson.
9- Restaurações em Opallis LAB (FGM) prontas para serem preparadas para cimentação, após prova das mesmas.
10- Limpeza das peças com ácido fosfórico Condac 37% (FGM) por 1 minuto para remoção de impurezas.
11- Aplicação de adesivo fotopolimerizável Ambar Universal (FGM) nas faces internas das restaurações.
12- Aplicação de ácido fosfórico Condac 37% (FGM), apenas no esmalte dentário, por 30 segundos.
13- Aplicação de adesivo fotopolimerizável Ambar Universal (FGM) no preparo dentário, que foi fotopolimerizado por 40 segundos.
14- Seleção do cimento Allcem Core (FGM) para cimentação das restaurações.
15- Após colocação do cimento nas peças e adaptação das mesmas no preparo, foi removido o excesso de cimento com microbrush e fotopolimerizado o conjunto por 40 segundos em cada face do dente.
16- Aspecto imediato após cimentação, seguido de acabamento e polimento com borrachas abrasivas e disco de feltro Diamond (FGM) com pasta de polimento Diamond Excel (FGM).
17- Acompanhamento 15 dias após a cimentação.
Opallis LAB é uma resina composta laboratorial fotopolimerizável indicada para restaurações indiretas. Sua alta resistência mecânica e capacidade estética favorecem a criação de restaurações duradouras de alto desempenho.
Alta resistência mecânica e ao desgaste
A formulação de Opallis LAB reúne conceitos inovadores de formulação de compósitos, nos quais o uso de monômeros metacrílicos, silanos e cargas com certa distribuição de tamanho de partículas são combinadas para fornecer um produto com propriedades físicas, mecânicas e ópticas otimizadas.