Paciente do sexo feminino, 22 anos de idade
Queixa principal: Sorriso gengival e falta de harmonia entre os dentes anteriores superiores.
Avaliação Inicial
Após anamnese e exames clínicos intra e extraoral, foram solicitados exames de imagem para avaliação das estruturas dos dentes anteriores superiores. Foi diagnosticada a necessidade da gengivoplastia com uma pequena intervenção óssea, correção cirúrgica da arquitetura gengival e restaurações diretas em resina composta, sendo todas as abordagens focadas em um perfil minimamente invasivo.
Tratamento Executado
O plano de tratamento envolvia pequenos acréscimos em resina composta direta, Vittra APS, nas porções incisais e vestibulares dos dentes 13 a 23, utilizando a técnica de micro abrasão das estruturas de esmalte. Para os procedimentos periodontais, a osteotomia foi conduzida pela técnica “flapless”, utilizando o Piezzo cirúrgico e a gengivoplastia foi realizada com o auxílio do laser de alta intensidade, além da utilização do adesivo Ambar Universal.
Todas as etapas do tratamento foram realizadas no mesmo tempo clínico, iniciando pelas restaurações diretas, seguindo com a gengivoplastia e finalizando com a osteotomia. O planejamento envolvia a harmonização do sorriso e do relacionamento entre a estética rosa e a estética branca, buscando padrões de saúde, função e estética, respeitando os espaços e as distâncias biológicas, além da recuperação dos padrões de oclusão e descoclusão, com o restabelecimento das guias anteriores e laterais.
Passo a passo
Fig. 1 – Condição clínica inicial
Fig 2 – aplicação de adesivo âmbar universal
Fig 3 – Aplicação de resina composta Vittra Aps
Fig 4 – Acréscimo de resina composta direta Vittra APS nos dentes 11, 12 e 13, vista intraoral.
Fig 5 – Referência das proporções mesio-distais e inciso-cervicais para determinação da arquitetura gengival ideal e posicionamento do zênite de cada um dos dentes envolvidos no planejamento.
Fig 6 – Com a gengivoplastia a laser finalizada, o procedimento de osteotomia “flapless” foi iniciado, utilizando-se o Piezzo cirúrgico.
Fig 7 – Imagem intraoral em pós operatório imediato, com os procedimentos de acréscimo de resina composta Vittra APS, sem polimento final, além de gengivoplastia e osteotomia finalizados.
Fig 8 – Imagens intraorais com pós operatório de 7 dias, com acabamento e polimento final das restaurações diretas. Ênfase no alinhamento da gengiva entre os dentes anteriores superiores.
Autores: : Dr. Gustavo Diniz Greco, Dr. Rogério Fernandes Bretas Jr., Dr. Alexandre Camisassa Diniz Greco; Dra. Walkyria Camisassa Diniz Greco e Dra. Aline de Freitas Fernandes