Clareamento em consultório sem sensibilidade dental

Este caso clínico apresenta o passo a passo completo do clareamento dental realizado em consultório, sem sensibilidade dental do paciente.

Autores: Dr. Michael Favoreto, Dra. Gabrielle Gomes Centenaro, Dra. Taynara Carneiro, Profª. Dra. Alessandra Reis e Prof. Dr. Alessandro Loguercio.

PACIENTE DO SEXO FEMININO, 21 ANOS DE IDADE

Apresentou-se insatisfeita com a coloração amarelada de seus dentes.

Avaliação inicial

Durante a anamnese a paciente expressou sua insatisfação com a coloração de seus dentes e manifestou desejo em realizar clareamento dental. Ao realizar exame clínico, utilizando a escala de cor, foi observada a cor A2 no terço médio dos incisivos centrais superiores.

Para atender às necessidades da paciente e minimizar a sensibilidade dental, foi proposto a realização de um clareamento dental em consultório, utilizando o gel Whiteness HP AutoMixx 35% PLUS. Este gel se destaca por sua característica única: mantém um pH estável e alcalino durante todo o processo de clareamento.

Essa particularidade contribui para que os pacientes sintam menos sensibilidade após o procedimento, em comparação com géis clareadores com pH mais ácido.

Tratamento executado

Para iniciar o tratamento proposto, primeiro foi realizada uma profilaxia prévia e raspagem supragengival, seguido da captura das cores iniciais por meio de um protocolo fotográfico e escala visual. Em seguida, foi efetuada com a instalação do afastador labial Arcflex e, de acordo com as recomendações do fabricante, protegido o tecido gengival usando a barreira gengival Top Dam Blue.

Foi aplicado o gel clareador Whiteness HP AutoMixx 35% PLUS, garantindo a correta automistura do gel antes da aplicação, dispensando uma pequena quantidade inicial. O gel permaneceu em contato com a superfície dental por 50 minutos, sem a necessidade de substituição, graças às excelentes propriedades reológicas e ao pH alcalino e estável durante a aplicação.

Após os 50 minutos, o gel clareador foi removido por aspiração e lavagem abundante com água, além de retirar a barreira gengival e o afastador labial. Foram realizadas duas sessões de 50 minutos com um intervalo de sete dias entre elas. Um mês após o término do tratamento, a cor final foi registrada para verificar a eficácia clareadora. A abordagem de clareamento utilizando um gel com pH alcalino e estável é promissora, oferecendo baixo risco e intensidade de sensibilidade dental, com uma excelente mudança de cor. O resultado obtido atendeu às expectativas da paciente.

Passo a passo do clareamento

1 | Profilaxia.

1 | Profilaxia.

2 | Registro da cor inicial.

2 | Registro da cor inicial.

3 | Afastador labial em posição e aplicação da barreira gengival Top Dam

3 | Afastador labial em posição e aplicação da barreira gengival Top Dam.

4 | Aplicação do gel clareador Whiteness HP AutoMixx 35% PLUS.

4 | Aplicação do gel clareador Whiteness HP AutoMixx 35% PLUS.

5 | Gel clareador em ação sobre a superfície do dente.

5 | Gel clareador em ação sobre a superfície do dente.

6 | Registro da cor final após um mês do procedimento clareador.

6 | Registro da cor final após um mês do procedimento clareador.

7 e 8 | Sorriso inicial e final do clareamento

7 e 8 | Sorriso inicial e final.

7 e 8 | Sorriso inicial e final.

Clique e confira outro caso clínico transformador de sorrisos!

Produtos utilizados

seringa topdam blue - Clareamento em consultório sem sensibilidade dental

SERINGA AUTOMIXX 35 PONTEIRA - Clareamento em consultório sem sensibilidade dental

arcflex MouG sem sombra 1 - Clareamento em consultório sem sensibilidade dental

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Envie seu caso clínico
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language