Neste caso clínico relatamos o clareamento dental removendo manchas nos dentes com Whiteness RM e clareando com Whiteness Perfect a partir da moldeira caseira.
Autores: Dra. Thais Furtado Alves, Profª. Dra. Maria Carolina Santos Picinini, Profª. Dra. Isabela Celine do Carmo Ferreira, Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira, Prof. Dr. Leonardo Santos Picinini e Prof. Dr. Paulo Sérgio Quagliatto.
PACIENTE DO SEXO FEMININO, 23 ANOS DE IDADE
Apresentou-se insatisfeita com a estética do sorriso devido à presença de manchas brancas nos dentes.
Avaliação inicial
A paciente relata a presença de manchas nos dentes desde o momento da erupção dentária. No entanto, nega qualquer sensibilidade associada a essas manchas, e durante a avaliação clínica, não demonstrou nenhum desconforto quando submetida a estímulos.
Durante a avaliação clínica, foi possível constatar a presença de manchas em todos os dentes, sendo mais frequentes na face vestibular, especialmente nos terços incisal e cervical. A paciente informou que não utilizou aparelhos ortodônticos e também não realizou clareamento dental anteriormente.
A maioria das manchas brancas exibiu características de superfície lisa e brilhante. Entretanto, em alguns dentes, foi observada uma superfície irregular. Isso foi notado, por exemplo, no terço cervical do dente 11, na porção incisal do dente 12, no terço médio do dente 31, na cervical do dente 23, e nas porções incisais dos dentes 24 e 25.
Durante a avaliação dos dentes 33, 34 e 35, foram encontradas cavidades na região cervical que não apresentaram sensibilidade quando sondadas. Não foi observado nenhum desprendimento de tecido dentário durante a sondagem.
Ao realizar o exame de transiluminação utilizando o fotopolimerizador, foi possível notar que apenas alguns pontos das manchas apresentaram um aspecto mais delimitado e opaco. Esse detalhe foi identificado por meio do processo de visualização com luz, contribuindo para uma análise mais completa das características das manchas nos dentes da paciente.
Tratamento executado na microabrasão
O tratamento começou com a utilização do dessensibilizante Desensibilize KF 0.2%. Esse produto foi aplicado na moldeira e foi utilizado por 10 minutos todos os dias durante uma semana.
Para o clareamento em consultório, foi utilizado o Whiteness HP AutoMixx 35% PLUS, um clareador à base de peróxido de hidrogênio a 35%. Optou-se incialmente por um clareamento de consultório para um resultado mais rápido. Para o clareamento caseiro, foi empregado o Whiteness Perfect, um clareador à base de peróxido de carbamida a 16% e foi usado durante três horas diárias ao longo de 30 dias.
Após uma semana sem a utilização do gel clareador, foi recomendada a realização da microabrasão nos dentes 15 ao 25 e 34 ao 44. Para isso, foi utilizado o Whiteness RM, um removedor de manchas por microabrasão que contém ácido clorídrico a 6% e carbeto de silício.
Após sete dias do procedimento de microabrasão, foi importante avaliar se havia necessidade de realizar restaurações diretas nos dentes. Por fim, após todos esses passos, foi recomendada a obtenção de fotografias finais para documentar o resultado do tratamento.
Passo a passo do clareamento
1 | Avaliação inicial, região 23.
2 | Tomada de cor inicial com escala A1, A3 e B1.
3 | Profilaxia.
4 | Aplicação do Top Dam.
5 | Aplicação do gel clareador Whiteness HP AutoMixx 35% PLUS.
6 | Remoção da barreira gengival.
7 | Sorriso com moldeira de clareamento de silicone 1 mm – superior e inferior, utilizando Whiteness Perfect.
8 | Isolamento absoluto para realizar microabrasão com Whiteness RM.
9 | Utilização do Whiteness RM com taça de borracha.
10 | Polimento com pasta diamantada.
11 | Registro final com escala de cor.
12 | Protusiva final.
13 | Sorriso final.
Confira um vídeo passo a passo para remoção de manchas no sorriso com Whiteness RM
Produtos utilizados