Autores: Dr. Leonardo Buso e Drª. Giovana Ribeiro Martins Buso
Paciente do sexo feminino, 42 anos.
QUEIXA PRINCIPAL
Insatisfação com a cor dos seus dentes.
AVALIAÇÃO INICIAL
Após conversa inicial com a paciente para conhecer a queixa principal, foi realizado exame clínico detalhado extra e intraoral. A saúde estava adequada, sem alterações periodontais ou lesões cariosas, necessitando apenas de uma limpeza e instrução de higiene oral para melhorar alguns aspectos. O primeiro molar inferior direito (46) apresentava extensa restauração de resina composta insatisfatória, sendo substituída por uma onlay de cerâmica vítrea ao final do clareamento. Vale lembrar que o procedimento adesivo foi realizado 20 dias após a fi nalização do clareamento.
TRATAMENTO EXECUTADO
A decisão do tratamento foi pelo mais conservador. Observamos apinhamentos dentários e desnível gengival (Figs. 1 a 4). Foi proposta a realização de ortodontia e posterior correção gengival, porém a paciente não optou por este tratamento, dizendo que estava feliz com o arranjo dos seus dentes, querendo apenas clarear um pouco, sem deixá-los muito brancos e artificiais. Moldagem com hidrocolóide irreversível foi realizada no arco superior e inferior para obtenção de modelos em gesso especial para confecção de moldeiras individuais com placas de vinil de 1 mm (Whiteness – FGM). As placas foram recortadas aproximadamente 1,5 mm acima da margem gengival e testadas para ver sua adaptação e conforto. Não foi realizado qualquer tipo de alívio nos modelos durante a prensagem da placa em aparelho a vácuo. Após moldagem, foi realizada limpeza com ultrassom e jato de bicarbonato. Técnica de escovação e uso correto de fio dental foram ensinados à paciente.
Após uma semana, a paciente retornou e a tomada de cor foi realizada (Fig. 5) com seleção de cores A3 e A3,5 da escala Chromascope. Foi decidido realizar o clareamento caseiro com Peróxido de Carbamida a 16% Whiteness Perfect 16% (Fig. 6) por 3 semanas, com utilização diária durante 2 a 3 horas, seguindo as recomendações do fabricante. Nesta consulta foi decidido realizar uma sessão no consultório com Whiteness HP AutoMixx (Fig. 7). Barreira gengival Top Dam Blue foi aplicada na margem gengival como proteção. O material clareador foi aplicado e mantido em contato com os dentes por 50 minutos, sem realizar sua troca. O gel foi manipulado durante a aplicação em intervalos de 10 minutos para liberar bolhas de oxigênio. Ao final, o gel foi aspirado com ponteira fina e os dentes lavados abundantemente com spray de ar/água.
A barreira gengival foi removida e os dentes polidos com disco de feltro (Diamond Flex – FGM) e pasta de polimento (Diamond Excel – FGM). Durante este procedimento a paciente queixou-se um pouco de sensibilidade e como pode ser visto na Figura 6, ela apresenta muitas trincas no esmalte. Com isso, decidimos indicar o dessensibilizante Desensibilize KF 0,2% (FGM), previamente ao uso do clareador caseiro, por tempo de 10 minutos. Ao final de 3 semanas a paciente já estava satisfeita com a cor obtida (Fig. 8). Polimento final foi realizado nos dentes. As Figs. 9 e 10 mostram a naturalidade no sorriso lateral. No sorriso frontal (Fig. 11) nota-se que houve grande mudança na cor final, atingindo as expectativas da paciente, com sorriso mais claro, jovem e natural, mantendo sua personalidade e desejo.