Resumo
A valorização da estética impulsionou a busca por procedimentos clínicos mais dinâmicos na correção e harmonização do sorriso. Com o avanço dos sistemas adesivos e a evolução dos sistemas cerâmicos somados às técnicas minimamente invasivas temos obtido resultados estéticos que se tornaram destaque na Odontologia Restauradora. A técnica de reabilitação estética com laminados cerâmicos associado a uma abordagem periodontal, quando muito bem indicados, tornam o sorriso mais atraente por proporcionar uma harmonia entre os dentes e o tecido gengival. A indicação, sucesso e longevidade de tais procedimentos, entretanto, exigem um correto diagnóstico e um minucioso planejamento multidisciplinar, os quais serão discutidos neste relato de caso.
Palavras-chave: cirurgia plástica gengival; laminados cerâmicos; estética
Introdução
Para alcançar um sorriso harmônico e belo é importante pensar no equilíbrio da relação entre os dentes e o tecido gengival. Para isso, a Periodontia dispõe de técnicas cirúrgicas que possibilitam adequar o contorno, o volume e a cor do tecido gengival para estar em harmonia com dentes, lábios e face. A Dentística, com técnicas minimamente invasivas, é capaz de alterar a anatomia e a cor dos dentes, tornando o sorriso mais atraente.1
A comunhão de procedimentos específicos da especialidade de Dentística Restauradora e Periodontia vem se tornando frequente, visto que as exigências são crescentes no que diz respeito à qualidade e efetividade dos tratamentos, principalmente quando afetam diretamente a aparência do sorriso. Neste trabalho será apresentado um caso clínico de reabilitação estética em dentes anteriores, relatando as indicações e procedimentos realizados, salientando a importância da abordagem multidisciplinar para o sucesso final.
Relato de caso
Paciente sexo feminino, 23 anos, procurou atendimento Odontológico relatando insatisfação com a aparência dos seus dentes anteriores (Figuras 1 e 2).
Durante a primeira consulta, foram realizadas a anamnese, o exame clínico, as radiografias e o registro fotográfico com planejamento digital do sorriso.
Foi proposto a otimização da cor dos dentes por meio do clareamento dental pela técnica da autoaplicação supervisionada (técnica da moldeira), cirurgia de gengivoplastia do dente 14 (pré-molar superior direito) ao 24 (pré-molar superior esquerdo) para harmonização do contorno gengival e, por fim, a reanatomização desses elementos com restauração indireta em cerâmica por meio da técnica minimamente invasiva.
Após a concordância da paciente com o planejamento proposto, o tratamento foi iniciado pelo clareamento dental, realizado com auxílio de placas de silicone personalizadas a partir dos modelos em gesso da arcada superior e inferior da paciente. Nessas moldeiras foi aplicado o gel clareador de peróxido de carbamida 16% (Whiteness Simple©, FGM) durante 4 semanas sempre no período noturno. Após o término do clareamento, foi realizada a cirurgia de gengivoplastia na região anterior superior, sob anestesia local, com objetivo de aumentar a coroa clínica, harmonizar o contorno gengival e melhorar a proporção dente/gengiva do sorriso (Figuras 3-8).
Foi realizado o planejamento digital do sorriso, obtido o modelo prototipado, e confeccionado a guia de silicone utilizada para realizar o ensaio restaurador (Figura 9-14).
Os preparos foram realizados por meio de técnicas minimamente invasivas com desgaste restrito ao esmalte dental (Figuras 15,16,17,18,19 e 20).
Na sessão conseguinte, os laminados cerâmicos prontos para cimentação foram avaliados em modelo, provados em boca sobre os dentes preparados e aprovados pelo profissional responsável e pela paciente, quanto à cor e formato. Particularmente, como foi grande o número de laminados envolvendo toda a parte aparente do sorriso, foi dada a opção de escolha da cor do cimento por meio da prova com as pastas try-in de duas cores distintas, A1 no quadrante 1 , e OW no quadrante 2 (Figura 21). A paciente fez a escolha pela cor de cimento OW. A cimentação foi realizada com cimento resinoso (Allcem Veneer APS, FGM) (Figuras 22,23,24,25 e 26). Após duas semanas da cimentação, a paciente foi reavaliada quanto à saúde gengival e função (Figuras 27,28,29,30 e 31).
Conclusão
Os laminados cerâmicos associados à cirurgia plástica periodontal são uma alternativa eficaz, embasada cientificamente e duradoura para os tratamentos estéticos em dentes anteriores. Porém, requer esmero no planejamento, criteriosa execução de todas as etapas e correta indicação e execução das técnicas.
Shop FGM Implants
Shop FGM Implants
Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!
- Condições especiais de parcelamento
- Promoções exclusivas
- Facilidade nos pedidos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Pavone AF; Ghassemian M; Verardi S. Gummy Smile and Short Tooth Syndrome–Part 1: Etiopathogenesis, Classification, and Diagnostic Guidelines. Compend Contin Educ Dent.2016 Feb;37(2):102-7; quiz 108-10.
- Verardi S; Ghassemian M
;Bazzucchi A, Pavone AF. Gummy Smile and Short Tooth Syndrome – Part 2: Periodontal Surgical Approaches in Interdisciplinary Treatment. Compend Contin Educ Dent. 2016 Apr;37(4):247-251;quiz252. - Mondelli J. Estética e Cosmétíca em Clínica Integrada Restauradora. Ed. Santos. 1a Edição, 2003.
- Marzadori M, Stefanini M, Sangiorgi M, Mounssif I, Monaco C, Zucchelli G. Crown lengthening and restorative procedures in the esthetic zone. Periodontol 2000. 2018 Jun;77(1):84-92.
- PEDRON, I.G.; UTUMI, E.R.; SILVA, L.P.N.; et. al. Cirurgia Gengival Ressectiva no Tratamento da Desarmonia do Sorriso. Rev Odontol Bras Central, v.18, n.48, p.87-91, 2010.
- SILVA, D.B.; ZAFFALON, G.T.; CORAZZA, P.F.L.; et. al. Cirurgia Plástica Periodontal para Otimização da Harmonia Dentogengival – Relato de Caso Clínico. Braz J Health, v.1, p. 31-36, 2010.
- Al Harb L, Ahmad I
.A guide to minimally invasive crown lengthening and tooth preparation for rehabilitating pink and white aesthetics.
Br Dent J.2018 Feb 23;224(4):228-234. - Sonick M. Esthetic crown lengthening for maxillary anterior teeth. Compend Contin Educ Dent. 1997 Aug; 18(8):807-12, 814-6, 818-9; quiz 820.
- OKIDA, R.C.; RAHAL, V.; OKIDA, D.S.S. A associação entre dentística e periodontia no tratamento estético com lentes de contato: relato de caso. Revista Odontológica de Araçatuba, v.36, n.1, p. 59-64, Janeiro/Junho,
- Pilalas I,Tsalikis L, Tatakis DN. Pre-restorative crown lengthening surgery outcomes: a systematic review. J Clin Periodontol. 2016 Dec;43(12):1094-1108.
- GONZALEZ, M.R.; RITTO, F.P.; LACERDA, R.A.S.; et al . Falhas em restaurações com facetas laminadas: uma revisão de literatura de 20 anos. Bras. Odontol.,v.69, n.1, jun., 2012.
- SOARES, P.V.; SANTOS FILHO, P.C.F.; MENEZES, M.S.; et. al. Facetas cerâmicas minimamente invasivas lentes de contato: fundamentos e protocolo. Pro-Odonto Prótese e Dentística, Ciclo 6, Volume 2.