Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico

Autores: Prof. Dr. Diego Paulillo Bazan, Profª. Dra. Monique Sansão Bazan e Prof. Dr. Fabio Lorenzoni.

 

PACIENTE SEXO FEMININO, 59 ANOS DE IDADE – Substituição dos elementos decíduos 53 e 63.

 

AVALIAÇÃO INICIAL

Durante avaliação clínica e radiográfica foi possível perceber a presença dos elementos dentários 53 e 63 com grande reabsorção radicular e maloclusão.

 

TRATAMENTO EXECUTADO

Primeiramente a paciente foi submetida a tratamento ortodôntico para correção de maloclusão e fechamento de diastemas, porém mantendo dentes decíduos e utilizando-os como ancoragem para realizar as movimentações ortodônticas. Após 18 meses e concluída a fase corretiva, foi solicitado uma tomografia computadorizada para avaliação do tecido ósseo ao redor dos dentes 53 e 63. Após a avaliação do tecido ósseo local, as opções de tratamento foram 1) realizar uma reconstrução do volume ósseo com biomateriais para a colocação do implante dentário e utilizar um componente protético reto ou 2) a instalação de implantes dentários, utilizando um componente angulado para ter uma correta emergência protética. A opção escolhida foi a segunda por ser um tratamento menos invasivo, mais rápido e com menor morbidade.

Os elementos foram extraídos e imediatamente colocados dois implantes de 3.3×9 mm Arcsys, com travamento inicial de 35 N.cm de torque no implante do 13 e de 45 N.cm no implante do 23. Os componentes protéticos utilizados foram dois munhões anguláveis de 3x4x2,5 mm. Ambos os componentes foram angulados em 20º e as coroas provisórias confeccionadas sobre os transferentes multifuncionais para munhão. Para melhorar o contorno tecidual peri-implantar foi adicionado ao procedimento enxertos de tecido conjuntivo em cada local implantado. Sessenta dias após a instalação dos implantes, deu início a fase protética com a realização das moldagens. Visando realizar uma boa transferência da modelagem dos tecidos peri-implantares obtido com as coroas provisórias, utilizamos uma barreira gengival Top Dam ao redor dos transferentes multifuncionais, copiando e transferindo sua forma para o molde. As coroas protéticas definitivas foram confeccionadas com sua base em zircônia e cerâmica feldspática e o diastema entre dentes 11 e 21 foi fechado utilizando a resina composta A1 (Vittra – FGM). Após 12 meses foi solicitado uma nova tomografia computadorizada dos locais, ficando evidente a estabilidade e manutenção do tecido ósseo.

 

PASSO A PASSO

01 - Aspecto inicial do caso (vista lateral)
01 – Aspecto inicial do caso (vista lateral)

 

02 - Aspecto inicial do caso (vista lateral)
02 – Aspecto inicial do caso (vista lateral)

 

03 - Imagens tomográficas iniciais
03 – Imagens tomográficas iniciais

 

04 - Imagens tomográficas iniciais
04 – Imagens tomográficas iniciais

 

05 - Implante instalado na região do elemento 13
05 – Implante instalado na região do elemento 13

 

06 - Coroas provisórias sobre transferentes multifuncionais e enxertos
06 – Coroas provisórias sobre transferentes multifuncionais e enxertos

 

07 - Coroas provisórias sobre transferentes multifuncionais e enxertos
07 – Coroas provisórias sobre transferentes multifuncionais e enxertos

 

08 - Aspecto clínico do contorno tecidual obtido após 60 dias
08 – Aspecto clínico do contorno tecidual obtido após 60 dias

 

09 - Moldagem de transferência dos implantes e adaptação dos análogos correspondentes
09 – Moldagem de transferência dos implantes e adaptação dos análogos correspondentes

 

10 - Aspecto inicial
10 – Aspecto inicial

 

11 - Aspecto inicial
11 – Aspecto inicial

 

PRODUTOS UTILIZADOS

Estojo protetico arcsys 01 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico Implante CM Arcsys - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico munhao angulavel pagina produto 2 300x2541 1 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico transfer - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico   FRASCO AMBAR UNIVERSAL APS e1713979164225 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico Seringa topdam green e1713979081377 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico VITTRA DBL GEN FECHADA ALPHA e1713979090638 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico

 

As melhores soluções em Implantes para você Implantodontista

Fale com um de nossos consultores, saiba mais sobre toda nossa linha e obtenha cotação em produtos que agregarão e muito no seu dia a dia clínico.

sale 2 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico

Shop FGM Implants

Produtos de qualidade com descontos especiais!

Shop FGM Implants

Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!

shop fgm implants home 1 - Benefício do uso de componentes anguláveis personalizados em casos de rebordo alveolar atrésico
Email
Threads
X
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Facebook
Envie seu caso clínico
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language

00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

Shop FGM Implants

Componentes Arcsys, Vezza e Fluxo Digital até 60% OFF, promoções em Brocas, kit cirúrgicos e muito mais.