Iasmim Mainny Diógenes Véras – Orientador: Prof. Alex José Souza dos Santos
Paciente do sexo feminino, 26 anos, procurou o serviço de atendimento do curso de Especialização em Dentística, queixando-se da estética do seu sorriso.
Foi realizado exame clínico e protocolo fotográfico. Foi diagnosticado escurecimento fisiológico e hipoplasia de esmalte no incisivo lateral superior esquerdo (22) (figura 1). Foi planejado clareamento dental pela técnica associada, remoção da mancha e restauração em resina composta direta. Iniciou-se com uma sessão clínica de clareamento utilizando o sistema de clareamento dental Whiteness HP Maxx (FGM) à base de peróxido de hidrogênio na concentração de 35% em três aplicações de 15 minutos (figura 2).
A paciente continuou o clareamento associado com a técnica caseira utilizando Gel clareador Whiteness Perfect (FGM) à base de peróxido de carbamida na concentração de 16% durante quatro semanas, com retorno semanal para acompanhamento do tratamento. Após a finalização do tratamento clareador, aguardou-se um período de 15 dias para estabilização da cor e completa liberação de oxigênio residual (figura 3). Logo após iniciou-se o tratamento começando pela remoção da mancha de hipoplasia com broca carbide em baixa rotação (figura 4, 5).
Realizou-se o condicionamento ácido com Condac 37% (FGM) por 15 segundos seguido de lavagem e secagem (figura 6) e aplicação do sistema adesivo Ambar APS (FGM) fotoativado por 20 segundos (figura 7). Em seguida foi realizada a restauração utilizando a resina Vitrra APS (FGM) na cor E-Bleach (figura 8,9). Realizou-se ainda, o acabamento e polimento com o kit DIAMOND MASTER (FGM) (figura 10). A paciente se mostrou satisfeita, uma vez que a mancha foi eliminada e a restauração ficou imperceptível.
Galeria
Sorriso inicial
Clareando com peróxido de hidrogênio 35%
Sorriso pós clareamento
Preparo cavitário
Preparo concluído
Condicionamento Ácido
Sistema adesivo
Inserção de resina composta E-bleach
Esculpindo a resina composta
Sorriso final
Foto artística