Esse caso clínico apresenta a reabilitação indireta com resina pela técnica da matriz de silicone transparente.
Autor: Prof. Dr. Luís Fernando Bessel.
PACIENTE DO SEXO FEMININO, 55 ANOS DE IDADE
Apresentou-se insatisfeita com a estética de seu sorriso devido ao desgaste dos dentes inferiores.
Avaliação inicial
Na anamnese e exame clínico e radiográfico, foi identificado realmente desgaste dentário e isso teria solução com uma associação de técnicas reabilitadoras. Radiograficamente não apresentava problemas periodontais ou cáries, sendo então a proposta de tratamento realizar facetas cerâmicas nos dentes anteriores, inferiores e uma coroa em pré-molar, os demais dentes seriam em peças indiretas de resina composta, baseadas no enceramento digital feito inicialmente, já prevendo um pequeno aumento da dimensão vertical de oclusão.
Tratamento executado com resina e silicone transparente
Foi realizado o escaneamento intraoral das arcadas superior e inferior para planejamento e enceramento diagnóstico digital das facetas cerâmicas e desenho do aumento dos dentes posteriores que serão feitos em resinas indiretas. Este planejamento guiou toda a reabilitação. Após cimentação das facetas cerâmicas, foi instalado com resina bisacrílica PrimmaArt, em caráter provisório, o mockup direto dos dentes posteriores para equilibrar a oclusão até conclusão da reabilitação. Na semana seguinte, foram confeccionadas as peças de resina indireta utilizando a técnica da matriz com silicone transparente.
Para confecção das peças, primeiramente foi realizada uma porção de silicone laboratorial sobre o modelo impresso já encerado, com a finalidade de se obter um alívio para construção de uma matriz de acetato (placa cristal 1 mm) como se fosse uma moldeira individual para inserir nela o silicone transparente. Utilizou-se o silicone transparente Silic-One Clear que foi inserido sobre os dentes do modelo impresso e no interior da moldeira de acetado e então o conjunto foi sobreposto ao modelo como se fosse uma moldagem, pressionando suavemente. Após verificar o molde transparente adequado, foi selecionado então a resina composta Vittra APS cor DA2 para confecção das peças em camada única.
A resina foi manipulada suavemente com luva previamente limpa com álcool 70% e inserida na superfície oclusal do molde transparente numa quantidade julgada sufi ciente, então o molde foi pressionado sobre o modelo inicial do caso que já estava isolado com vaselina sólida, mantendo em posição firme o conjunto molde/modelo inicial, a resina foi fotopolimerizada por 40 segundos cada face. Removeu-se o molde e em seguida a peça que se manteve no modelo. Este processo foi realizado para cada peça individualmente, até resultar nas sete peças da reabilitação posterior.
As peças passaram por acabamento e polimento, então na consulta seguinte as mesmas foram provadas em boca para conferir adaptação. Após a prova, foi realizado isolamento absoluto da arcada inferior e passou-se aos tratamentos de superfícies para cimentação (tratamento das peças e da estrutura dentária).
Para o tratamento das peças foi realizado um jateamento com óxido de alumínio 50 micras na superfície interna de cada peça, seguido de lavagem com spray de água, aplicação do agente silano Prosil por um minuto, jato de ar, aplicação de adesivo Ambar Universal APS, jato de ar e fotopolimerização por 20 segundos. No substrato dental, foi aplicado Condac 37 por 15 segundos, spray de ar/água para lavagem, aplicação do adesivo Ambar Universal APS, jato de ar e fotopolimerização.
Então o cimento dual selecionado Allcem Core foi inserido no interior da peça, posicionado no respectivo dente e removido o excesso com pincel fino descartável. A cimentação foi intercalada para fins de facilitar a remoção de excesso do cimento. Após cimentação de todas as peças, os dentes foram fotopolimerizados por 40 segundos cada face. Feito isto, o isolamento absoluto foi removido e foi realizado ajuste fino da oclusão e polimento.
Esta técnica permite de forma rápida e precisa a reabilitação de vários elementos com um custo-benefício excelente e otimizando o tempo clínico
Passo a passo
1 | Aspecto inicial do caso.
2 | Planejamento digital do caso.
3 | Construção da moldeira individual de acetato com alívio.
4 | Inserção do silicone transparente na moldeira.
5 | Conjunto da matriz de silicone transparente finalizado copiando o enceramento.
6 | Inserção da resina composta escolhida no interior da matriz transparente.
7 | Resina e o modelo inicial do caso para produção das peças.
8 | Conjunto pressionado sobre o modelo inicial: percebe-se a acomodação da resina sobre o dente.
9 | Após fotopolimerização remove-se a matriz transparente para destacar do modelo a peça de resina, removendo excessos e fazendo acabamento e polimento.
10 | Peças posicionadas no modelo já caracterizadas prontas para o polimento.
11 | Peças indiretas dos molares após o acabamento com pontas diamantadas finas.
12 | Finalizando o polimento com o disco de feltro Diamond Flex.
13 | Primeira etapa do tratamento de superfície das peças: jateamento com óxido de alumínio.
14 | Aplicação do Condac 37 para função de limpeza das peças.
15 | Aplicação do agente de união silano Prosil.
16 | Aplicação do adesivo Ambar Universal APS.
17 | Fotopolimerização individual de cada peça por 40 segundos.
18 | Arcada inferior com isolamento absoluto, iniciando o primeiro passo do tratamento de superfície do substrato dental: Condac 37.
19 | Aplicação do adesivo Ambar Universal APS.
20 | Cimento resinoso dual convencional Allcem Core individualmente em cada peça.
21 | Cimentação das peças concluídas.
22 e 23 | Aspecto inicial e final.
Clique aqui e saiba mais sobre Silic-One!
Confira um passo a passo do Silic One Clear Body!
Produtos utilizados