Autores: Profª. Dra. Fernanda Angeloni de Souza e Prof. Dr. Matheus Coelho Blois
PACIENTE DO SEXO FEMININO, 59 ANOS DE IDADE – Apresentou-se insatisfeita com a estética do sorriso e ausência de dentes.
AVALIAÇÃO INICIAL
Uma anamnese detalhada foi realizada, seguida de exame clínico e tomográfico, onde não foi observada nenhuma alteração patológica. Durante o exame clínico, foi verificada ausência de pré-molares, molares e incisivo lateral esquerdo. Paciente relatou o desejo de dentes mais compridos e naturais.
TRATAMENTO EXECUTADO
Aguardado o período de osseointegração dos cinco implantes Arcsys instalados (região de 16, 11, 22, 24 e 26), foi iniciado o planejamento reabilitador no arco superior da paciente. Para o planejamento do caso foram realizadas fotografias e escaneamento intraoral. Após a aprovação do enceramento pela paciente, foi realizada a reabertura dos implantes, instalação de mini pilares nos implantes posteriores para próteses múltiplas e munhão na região anterior para prótese unitária, seguida de ativação dos componentes com martelete e captura de provisório na região anterior e em região posterior utilizando o transfer multifuncional como cilindro de proteção.
Após o condicionamento do tecido, foi realizado o preparo dos dentes anteriores para full veneer e realizado o escaneamento total dos arcos. Para o escaneamento dos dentes, foi utilizada a técnica de duplo fio e para os implantes foi utilizado scan bodies de mini pilar e munhão. Foi realizado um duplo escaneamento – um primeiro escaneamento do arco superior sem os scan bodys e um segundo com os scan bodys em posição. Além do escaneamento da arcada inferior e registro de oclusão na futura DVO.
Foi enviado para o laboratório de prótese dentária os análogos de mini pilares e munhão e também os links metálicos rotacionais de mini pilares. Com as peças prontas, foi realizada a prova em boca, radiografias periapicais para verificação da adaptação e aprovação da cor e formato pela paciente.
Para a cimentação foram utilizadas duas técnicas: cimentação com Allcem Core nas próteses sobre implante e Allcem Veneer APS para as coroas full veneer. Na cimentação das próteses sobre dente (dissilicato de lítio) foi realizado o protocolo de condicionamento das peças cerâmicas: Condac porcelana 5% durante 20 segundos, lavagem abundante, aplicação de Condac 37 para limpeza por 30 segundos, lavagem abundante, aplicação de uma camada ativa de Prosil e aplicação de adesivo. No substrato dental, aplicação de Condac 37 por 30 segundos em esmalte e uma camada de sistema adesivo sem fotopolimerização. O Allcem Veneer APS na cor A1 foi aplicado dentro da full veneer e após a remoção dos excessos com pincel e fio dental foi feito a fotopolimerização por 30 segundos em cada face.
Para a cimentação das próteses sobre implante (zircônia) foi aplicado Prosil após o jateamento com óxido de alumínio e utilizado o cimento Allcem Core na cor A1. Após a cimentação final, foram realizadas as fotografias finais oclusais e intraoral. As reabilitações cerâmicas sobre dentes e implantes são hoje a melhor escolha de tratamento para pacientes desdentados parciais.
O fluxo digital permite um melhor controle do tratamento planejado para aquele que é executado, além disso, aumenta a precisão de adaptação marginal e reduz o número de consultas e tempo total de tratamento.
PASSO A PASSO
PRODUTOS UTILIZADOS
As melhores soluções em Implantes para você Implantodontista
Fale com um de nossos consultores, saiba mais sobre toda nossa linha e obtenha cotação em produtos que agregarão e muito no seu dia a dia clínico.
Shop FGM Implants
Shop FGM Implants
Um mundo de soluções inteligentes, em apenas alguns cliques!
- Condições especiais de parcelamento
- Promoções exclusivas
- Facilidade nos pedidos
Shop FGM Implants
Não perca a Black das Blacks da FGM Implantes!
Adquirira produtos de alta qualidade com preços incríveis!