Autores: Dr. Pedro Jader Agostinho Macêdo e Dra. Vanessa Kelly Rodrigues Tavares Macêdo
Paciente do sexo feminino, 22 anos de idade.
QUEIXA PRINCIPAL
Descontentamento da paciente com a cor e o formato dos seus incisivos.
AVALIAÇÃO INICIAL
No exame clínico inicial, foi constatada a presença de diastema entre os incisivos centrais, desgastes incisais nos caninos e incisivos superiores e falta de guia canina nos movimentos de lateralidade. Na tomada de cores, observou-se uma coloração predominantemente A3 (escala Vita Classical), comprometendo a estética e afetando o estado emocional da paciente, que se apresentava envergonhada com seu sorriso.
TRATAMENTO EXECUTADO
O plano de tratamento constituiu-se na realização de clareamento dentário misto, com duas sessões de clareamento imediato com Whiteness HP FGM. Em seguida, foram realizadas as moldagens dos arcos com alginato e a confecção das moldeiras de silicone de 1 mm de espessura Whiteness FGM com o emprego de uma plastificadora a vácuo. A paciente foi orientada a aplicar uma pequena gota de peróxido de carbamida a 10% – Whiteness Perfect 10% FGM – nas faces vestibulares dos dentes, a serem clareados de 3 a 4 horas por dia, durante 8 dias.
O clareamento misto demonstrou uma excelente eficácia e ausência de sensibilidade, trazendo satisfação e conforto à paciente e uma cor final predominantemente A1.
Para obtermos melhora no formato nas proporções dentárias e fecharmos o diastema central, realizamos um escaneamento e modelagem digital (Exocad), onde temos a possibilidade de sobrepor as modelagens (tridimensionais) às fotografias (bidimensionais), possibilitando assim desenharmos o sorriso individualizado, que leva em consideração o sorriso e o rosto da paciente.
Após a modelagem, transferimos o planejado para a boca da paciente por meio de provisórios pela técnica de mock-up, tornando possível à paciente visualizar e aprovar o formato do seu futuro sorriso antes mesmo de iniciar o tratamento. Dessa forma, a paciente torna-se coautora de seu futuro sorriso, podendo opinar na forma dos dentes ainda na fase de provisórios, garantindo previsibilidade ao tratamento.
Decidimos, juntos, facetar 6 dentes (de canino a canino, superiores) para obter excelente harmonia no sorriso, bem como devolver as guias caninas da paciente.
O material de escolha para a realização das facetas foi a resina composta, pois possui a vantagem de, para o caso dela, executarmos a técnica de faceta direta apenas aditiva, sem nenhum desgaste de estrutura dentária, sendo uma excelente opção reabilitadora para pacientes jovens. A resina escolhida foi a Vittra APS FGM (Trans N e EA1), pela sua capacidade de promover e manter uma superfície extremamente polida no longo prazo.
O polimento foi feito com os discos do conjunto Diamond Master FGM.