Autor: Dr. Luís Henrique Fischer
Paciente do sexo masculino, 31 anos de idade.
QUEIXA PRINCIPAL
Insatisfeito com a cor amarelada de seus dentes.
AVALIAÇÃO INICIAL
Após anamnese e exame clínico detalhados, constatou-se a boa saúde periodontal, aspecto normal das mucosas orais e ausência de lesões cariosas.
TRATAMENTO EXECUTADO
Inicialmente realizou-se a tomada de cor inicial dos incisivos superiores (A3,5) e caninos (A4) pela escala Vita, com subsequente registro fotográfico. Foi realizada profilaxia com ultrassom, jato de bicarbonato e pedra-pomes, moldagem dos arcos dentários com alginato e obtenção do modelo de gesso para posterior confecção de moldeiras de clareamento dental, utilizando placas Whiteness (5×1,0 mm). O clareador de escolha foi o White Class 7,5%.
O paciente foi orientado a aplicar uma pequena gota do clareador White Class 7,5% no interior das moldeiras na região das faces vestibulares dos dentes a serem clareados. Foi recomendado o uso de 1 hora por dia e acompanhamento semanal. O primeiro acompanhamento foi realizado em uma semana, momento em que foi observado clareamento para a cor A2 Vita. No segundo acompanhamento, realizado após 14 dias, o paciente relatou ausência de sensibilidade, sem nenhuma intercorrência ou desconforto. Aos 21 dias, na tomada de cor final, a cor observada foi B1 tanto para os incisivos centrais como para os caninos. O clareamento caseiro demonstrou uma excelente eficácia e ausência de sensibilidade, proporcionando satisfação e conforto ao paciente.