Autores: Prof. Augusto Bessa e Profa. Íris Sol Telles
Relato de caso
Paciente R.S.F., sexo masculino, 61 anos de idade compareceu a clínica odontológica privada após sofrer um trauma no elemento dentário 21 (Figura 1). O exame clínico mostrou mobilidade na coroa e a fratura horizontal foi confirmada ao exame radiográfico periapical (Figura 2 e 3), sendo indicada a remoção cirúrgica da raiz e a reabilitação com implante. Após o exame tomográfico, o caso foi montado virtualmente no programa da 3Shape Implant Studio e realizado o planejamento para a exodontia atraumática do resto radicular (Figura 4), visando preservar a estrutura óssea circunjacente e facilitar a cirurgia de instalação do implante imediato. O sistema de implante escolhido foi o Arcsys da FGM Dental Group.
Previamente à cirurgia, foi planejado a guia cirúrgica virtual, unindo o arquivo STL do escaneamento ao arquivo DICOM da tomografia em software específico de planejamento (Figuras 5 e 6).
Com o auxílio do guia cirúrgico impresso a partir do planejamento virtual (Figura7), foi executada a instrumentação cirúrgica para instalação de um implante 3,8 mm x 13 mm, (Figura 8). O implante foi instalado (Figura 9) e ancorado no alvéolo. Um munhão protético Arcsys de medida de 3mm x 6mm e transmucoso de 4,5mm foi ativado definitivamente seguindo o protocolo recomendado pelo fabricado. Foi feito o preenchimento com o substituto ósseo Nanosynt granulação 500 a 1000μm (Figura 10), da FGM Dental Group, associado a fibrina de L-PRF picotada.
Uma provisória foi confeccionada imediatamente através da coroa fraturada, respeitando a zona crítica (Figura 11). Após o polimento e acabamento foi cimentada ao munhão com cimento provisório (Figura 12 e 13).
Após 4 meses de espera para a remodelação óssea do alvéolo e a osseointegração do implante, partiu-se para execução do enxerto de tecido conjuntivo, melhorando a estética rosa periimplantar. Após essa etapa cicatrizada (Figura 14), foi planejada a reabilitação protética, também realizada no fluxo digital. Para isso, foi utilizado o Scan Body para munhão, que foi projetado com uma janela de inspeção para facilitar a visualização desse ao componente protético (Figuras 15 e 16.). Foi realizada a seleção e fotografia das cores para enviar ao laboratório (Figura 17).
Sabendo que a biblioteca dos implantes e componentes Arcsys estão disponíveis nos softwares da 3Shape, o cadista planejou, desenhou e fresou um casquete em zircônia e fez a estratificação da cerâmica. Ao remover a provisória foi observado o perfil de emergência cicatrizado com o tecido posicionado favoravelmente (Figura 18).
O caso foi finalizado com adaptação perfeita (Figura 19) e a cimentação protética definitiva foi realizada (Figura 20). A substituição de elementos dentários na região anterior utilizando o fluxo digital resulta em uma maior rapidez no ato cirúrgico e facilita o dia a dia da clínica, aumentando o conforto, a precisão e a qualidade dos resultados.
Bibliografia
- Catálogo de produtos da FGM Dental Group;
- Regeneração Óssea Guiada na Implantodontia
Daniel Buser – Quintessence Editora – 2010 - Regeneração Guiada Tecidual
Mauro Cruz – Editora Santos – 2006 - Enxertos ósseos em Implantodontia
Jean-François Tulasne e Andreáni – Quintessence Editora – 2010 - Enxertos Ósseos em Implantodontia
Reanato Mazzonetto et al. – Napoleão Editora – 2012 - Transplantes Ósseos na Implantodontia
André Antonio Pelegrine et al. – Napoleão Editora – 2008 - Catálogo de produtos da FGM http://www.fgm.ind.br/site/produtos/implantesbiomateriais/substituicao-ossea-nanosynt/
- Choukroun, J. (2001) Une opportunit_e en paroimplantologie: le PRF. Implantodontie, 42, 55– 62. French.
- Pan J, Xu Q, Hou J, Wu Y, Liu Y, Li R, Pan Y, Zhang D. Effect of platelet-rich fibrin on alveolar ridge preservation: A systematic review. J Am Dent Assoc 2019; 150:766-78. doi: 10.1016/j.adaj.2019.04.025.