Autores: Manoela Almeida¹, Paulo Ruas² e Edgard Belladonna³
- Especialista em Ortodontia
- Especialista em Próteses Dentárias
- Mestre em Implantodontia e Especialista em Próteses Dentárias
Relato de caso
Paciente do sexo feminino nos buscou em clínica particular relatando insatisfação com o sorriso, principalmente em virtude do incisivo lateral direito superior, que frequentemente assumia coloração mais escura nas fotografias sociais. Relata já ter utilizado ortodontia fixa há alguns anos.
Ao exame clínico foi observado que o elemento 12 não apresentava alteração de cor mas, por estar palatinizado em relação aos dentes adjacentes, recebe menos luz, trazendo a sensação de ser mais escuro.
Ao propor o tratamento ortodôntico para correção, a paciente relatou não estar inclinada a fazer, mas concordou quando apresentamos a opção do uso de alinhadores invisíveis pelo fato de ser mais confortável e mais estético. A mesma apresentou preocupação quanto a interferência estética dos attachments (dispositivos confeccionados em resina para auxílio na movimentação dentária). Em virtude disso, apresentamos a resina Vittra APS Unique (FGM), que conseguiria mimetizar de forma muito natural a cor do dente, o que a deixou muito mais tranquila e confiante no tratamento.
Imagens
Considerações finais
A resina Vittra APS Unique (FGM) se apresentou como uma excelente alternativa para a confecção dos attachments ortodônticos. Além da estética muito interessante (ficou praticamente imperceptível socialmente), apresenta resistência mecânica satisfatória, fator primordial por receber forças concentradas pelos alinhadores durante o tratamento e intensificadas durante a remoção do mesmo.