Autores: Amanda Vessoni Barbosa Kasuya1, Patricia Saram Progiante, Juliana Delben, Cleverson de Oliveira e Silva e Fabiano Carlos Marson
Sexo e idade do(a) Paciente
Paciente do sexo feminino, 30 anos
Queixa principal
Cor amarelada dos dentes naturais.
Avaliação clínica/radiográfica inicial
Durante anamnese foi relatado nunca ter realizado tratamento clareador prévio e sensibilidade dentária de grau leve generalizada. No exame físico constatou-se a ausência de restaurações anteriores, saúde gengival, ausência de lesões cariosas e cor inicial A3 segundo escala Vita Clássica
Tratamento Executado
O tratamento proposto foi o clareamento caseiro supervisionado com gel de peróxido de carbamida 10% (Whiteness Perfect 10%, FGM) com tempo diário de uso reduzido, 1 hora por dia, durante 21 dias. Após confecção de moldeira em silicone e orientações sobre o uso do gel clareador, dieta e higiene, o tratamento foi iniciado. A paciente foi orientada que em caso de sensibilidade exacerbada deveria entrar em contato para reavaliação do tratamento proposto.
Durante o controle referente à metade do tratamento foi aferida cor A1, constando significativo clareamento sem queixa de sensibilidade, viabilizando a continuidade do tratamento. Após finalizados os 21 dias, a paciente se mostrou satisfeita com o ganho estético conseguido (cor final B1) uma vez que não precisou interromper o tratamento devido à sensibilidade.
O tratamento clareador com tempo reduzido de uso diário promoveu significativa alteração de cor ao final de 21 dias de tratamento contínuo, com satisfação da paciente e sem sensibilidade dentária que inviabilizasse o tratamento.
.