Prof. Dr. Rodrigo Sant’Anna Reis
Profa. Michele Vivas
Resinas Bulk Fill através de suas características permite emprego de grandes incrementos sem efeitos deleterios da contração de polimerização e ainda traz um significativo ganho de tempo para o professional tornando a técnica mais simples e rentável, reduzindo variáveis do chamado “efeito operador”. Dentre os materiais bulk fill temos os de consistência mais fluida (“flow”) cujo papel é server de base (substitute de dentina) e assegurar durante a aplição um superior vedamento e adaptação comparado às resinas de mais viscosidade.
Temos também as Bulk Fill restauradoras que possuem consistência de trabalho similar às resinas restauradoras tradicionais com a possibilidade de de esculpir restaurando a anatomia. Foi desenvolvida a tecnologia APS de foto-ativação que incoporada à linha Opus Bulk propricia uma cinética de polimerização controlada, aumento do grau de conversão e para as bulk fill em particupar um discrete ganho de opacidade pós foto-ativação o que melhora a estética comparada às bulk fill sem a tecnologia APS. Este artigo apresenta dois casos clínicos com o emprego desses materiais.
Caso 1
Paciente do sexo feminino, 38 anos de idade, apresentou-se para consulta inicial de rotina e foi detectado no element 36 uma restauração de amálgama deficient com uma trinca na crista marginal distal e durante o exame de transluminicação foi observado um sombreamento escuro sugestivo de lesão cariosa. No element 37 observamos uma restauração de amálgama defeituosa nos quesitos de anatomia e integridade marginal. Ambos elementos dentários apresentaram resposta positiva ao teste térmico frio. Após apresentar e explicar o quadro clinico à paciente e de se discutir diversas opções de conduta, optamos pela substituição das restaurações atendendo também uma demanda estética da paciente. A decisão foi por restaurações de resina e por critério professional foi optado o emprego de resinas tipo Bulk Fill (ganho de tempo, simplicidade e capacidade de atender o anseio estético no caso em questão). Empregamos a OPUS BULK FLOW APS e OPUS BULK RESTAURADORA APS com um adesivo AMBAR UNIVERSAL na técnica do condicionamento seletivo (Condicionamento ácido do esmalte e efeito auto-condicionante na dentina).
Considerações finais: Observamos que associando o emprego combinado de resinas bulk tipo flow e restauradora, conseguimos realizar restaurações com aproximadamente 75% menor tempo do que no método tradicional (maior conveniência e conforto para os pacientes e o profissional), além da tecnologia APS que nas resinas “bulk” eleva a opacidade de modo discreto, trazendo um ganho estético em relação às demais resinas dessa categoria e um resultado final de grande aceitação pelos pacientes.
1- Carlos Francci ; Marcelo Ferreira Witzel ; Edméa Lodovici ; REIS, R. S. A. . Utilização de um compósito restaurador com auto-modulador de polimerização em restaurações estéticas posteriores. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, v. 64, p. 352-354, 2010.
2- Orłowski M, Tarczydło B, Chałas R. Evaluation of marginal integrity of four bulk-fill dental composite materials: in vitro study. ScientificWorldJournal. 2015;2015:701262.
3- Kapoor N, Bahuguna N, Anand S. Influence of composite insertion technique on gap formation. J Conserv Dent. 2016 Jan-Feb;19(1):77-81