Dia Mundial da Saúde: 7 de abril, data de conscientização. Mas, vale reforçar: cuidar da saúde merece nossa atenção todos os dias.
E nesse período tão delicado, de isolamento social e Coronavírus, como manter-se bem? Nós selecionamos algumas dicas para você cuidar da saúde mental – a sua e a da sua família.
Ficar em casa ainda é uma orientação. Mas, um bate-papo descontraído ajuda a manter o otimismo. A nossa dica é:
- Usar a tecnologia para não perder o contato com as pessoas. Aproveite para se comunicar com familiares e amigos por telefone, vídeo ou WhatsApp.
Envolva-se em atividades que você gosta e acha relaxante. Mesmo dentro de casa não deixe de:
- Se exercitar
e comer alimentos saudáveis (mais abaixo, tem algumas dicas). - Manter o sono em dia
. Dormir é uma das necessidades fisiológicas do corpo, além de um momento de reposição de energias. - Reinventar os momentos de lazer, com atividades lúdicas para as crianças e brincadeiras em família.
Manter a mente ocupada com temas positivos também faz bem. Reserve um período do seu dia para adquirir novos conhecimentos ou estudar.
- Você pode enriquecer a rotina em casa com cursos online, vídeos, aulas especiais e outros conteúdos da Odontologia ou temas variados.
- Uma dica ainda mais especial: na FGM temos o projeto Study and Go – webinars gratuitos, com o objetivo de levar conhecimento para você no conforto da sua casa. Você confere a programação aqui: https://materiais.fgm.ind.br/studyandgo
Não dá para ir à academia? O jeito é fazer alguns exercícios dentro de casa. Atividades simples, do alongamento ao relaxamento, mas que mantêm o corpo ativo. Alguns exemplos:
- Movimentos leves de aquecimento.
- Corrida sem sair do lugar.
- Abdominais e polichinelos.
- Agachamentos e flexões de braço.
A alimentação saudável contribui para a nossa imunidade. E, nesse momento, é fundamental também manter a rotina alimentar com as principais refeições do dia – café da manhã, almoço e jantar. Há várias orientações e algumas dicas são:
- Ter uma alimentação mais rica em frutas, verduras e legumes.
- Evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados.
- No caso das crianças, evitar grande quantidade de doces e refrigerantes.
- Hidratar-se bem: não esqueça de beber água. É fundamental sua ingestão frequente e regular.
Logo tudo vai passar e a rotina voltará ao normal.
Mas, enquanto isso não acontece, temos que continuar cuidando da saúde: hoje e sempre.